Listen

Description

*Saudação*
Graça e paz sejam com os cristãos que entendem a importância de pedir perdão e de perdoar.

*Verso-chave: Mateus 6.14 (NVI)*
“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês.”

*Por que não perdoamos*
O perdão é, muitas vezes, uma estrada difícil de ser percorrida, e ao mesmo tempo, necessária de ser atravessada. Pois como sabiamente alguém disse: “não perdoar é destruir uma ponte que você tem que passar”.
O perdão é condicionado. Jesus foi bem claro: se perdoar, será perdoado (e deixou subentendido que se não perdoar, não será perdoado). Então, por que não perdoamos? Não há ofensa contra nós que possa ser dirigida que seja maior do que as ofensas que fazemos contra Deus todos os dias, e Ele nos perdoa.

*Perdoe quantas vezes forem necessárias*
Certo dia, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” (Mateus 18.21)
Jesus respondeu: “[…] até setenta vezes sete”. (v22)
Estamos dispostos a perdoar alguém tantas vezes assim? Sejamos sinceros.
Agora, imagine se Deus nos perdoasse apenas 490 vezes? Estaríamos condenados.
O Seu perdão é eterno, e fruto da Sua bondade e misericórdia. Tal como Ele, portanto, devemos ser. Porque fomos muito perdoados, e quem foi muito perdoado, muito ama, e pelo relacionamento íntimo e pessoal com Jesus através do Seu Espírito, se torna capaz até de perdoar quem nunca teve a decência ou consciência de pedir perdão (nessa questão, o problema é da pessoa, não seu).

*Seja misericordioso(a)*
Ser parecido com Jesus é praticar atos de bondade e misericórdia como Ele. É amar quando nosso instinto nos diz pra odiar. É sobre perdoar, quando a nossa fúria nos diz para condenar. Afinal, se não perdoarmos, não seremos perdoados.
E quão hipócritas seríamos se vivêssemos debaixo da graça do perdão de Deus para os nossos pecados (que são muitos) e não perdoássemos a quem nos ofendeu?
O que a oração do Pai nosso diz?
“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6.12)
Muitos oram sem sinceridade. Pedem perdão sendo que não são capazes de perdoar.
E de fato não somos na maioria das vezes. É o Espírito Santo que nos ensina a perdoar — e louvado seja Deus por isso.

*Oração*
A minha oração, portanto, é um clamor ao Pai, eu peço de todo o coração, que o Senhor habite em cada um de nós e que Ele nos ensine a perdoar, assim como Ele nos perdoa. Que sejamos lembrados que não podemos destruir uma ponte pela qual, obrigatoriamente, teremos que passar, pois seria imprudência.

*Benção*
Que o Senhor Jesus abençoe e proteja todos os que entendem a importância do perdão, que são cientes do quanto foram perdoados e que sabem que devem perdoar, porque não há ofensa contra nós aplicada maior do que a ofensa de conhecermos Jesus e continuarmos a desobecê-Lo e pecar contra Ele. Amém!?