Listen

Description

Graça e paz sejam com os verdadeiros filhos de Deus que andam segundo a Palavra, que não se encontram em vossas bocas línguas enganosas.
Como disse Jesus, parafraseando o que está em João 8.44: "O diabo é o pai da mentira."
Todo aquele, portanto, que vive na mentira é filho do diabo, filho das trevas, e a verdade não está nele.
Trago esse assunto porque hoje, primeiro de abril, é o "dia da mentira" (apesar de eu ter feito esse devocional ontem por questões de logística).
Esse dia, para os descrentes, é só mais uma oportunidade de alimentar a sua vida corrupta com mais um pecado --- só que este com legalidade humana (até um dia criaram pra ele).
Mas para nós, que nos dizemos crentes, tem que ser um dia normal, de obediência à palavra, e aos mais fervorosos, um dia especial (para nós) para proclamarmos as verdades bíblicas.
Enquanto o mundo secular proclamar suas mentiras e viver no engano, proclamemos nós as verdades de Cristo e vivamos de acordo com elas.
"Ah, mas não faz mal contar uma mentirinha..."
"Ah, para de ser religioso, contar uma mentirinha não faz mal a ninguém."
Até o diminutivo algumas pessoas usavam pra tentar amenizar algo que, para Deus, não tem amenização. Mentira é mentira. E quem as conta, é filho de quem?
Devemos nos livrar da mentira porque ela contamina o homem (Mc 7.20-22). Se afirmamos que temos comunhão com Deus, mas andamos nas trevas (e mentir é andar nas trevas) não praticamos a verdade (1Jo 1.6).
Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade (Salmos 34.13).
Paulo nos exorta a não mentir uns aos outros, pois isso era feito pelo velho homem que outrora fomos (Cl 3.9).
Deus não compactua com a mentira, por ser Ele o dono da Verdade, e a Sua Palavra é a Verdade (João 17.17). Temos o Espírito da verdade e devemos nos santificar na verdade.
Como seremos santos se de nossa boca saírem mentiras e contaminarem o nosso corpo?
Diante disso, fica claro que devemos andar em santidade, afastando de nós qualquer mentira e engano. E, como cristãos, devemos ter aversão a esse "dia da mentira". É uma data "demoníaca" que é nosso dever, principalmente nesse dia, falar a verdade. E onde houver mentira, declare verdade. Onde houver engano e caminho tortuoso, você seja reto, justo e virtuoso.
Nesse dia, fale a verdade.
Nesse dia, fale sobre a Verdade, sobre o Espírito da Verdade, sobre a Palavra da Verdade, sobre o Verdadeiro Deus dono e criador de toda a Verdade. No mundo já há tanta mentira e enganação que não precisamos de um dia para dar legalidade à isso.
Por isso, sejamos obedientes à Palavra e santifiquemo-nos na verdade, na Palavra de Deus. Amém, irmãos?

Deus abençoe aos que andam na verdade.