*Saudação*
Graça e paz sejam com os cristãos que tem consciência exata de quem são.
*Verso-chave: Romanos 12.3 (NVI)*
“Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”
*Você se conhece?*
Quem você é?
Você se conhece?
Quais são seus defeitos? E suas qualidades?
O que você faz melhor? E em que deixa a desejar?
Todos temos pontos positivos, dos quais nos orgulhamos, e negativos, dos quais nos desculpamos e, muitas vezes, não consideramos nossos, mas das circunstâncias que nos afligem.
O autoconhecimento e o conhecimento sobre o mundo, sobre as pessoas, e o entendimento de que cada pessoa é um mundo diferente do seu, e que cada um, sendo cristão, é membro de um mesmo corpo, nos leva a ter um pouco menos (deveria ser total) de altivez, caso nos consideremos melhores que alguém por ler mais a Bíblia, por orar mais, por praticar mais ou por ter um ministério e estar cumprindo o chamado. Além disso, os que se tem em baixa estima, por ler menos, ou nem ler, por não praticar (é cristão mesmo?), por não orar ou não exercer o seu ministério ou chamado, se sentem menores ou menos importantes para Deus que estes outros; por isso possuem uma falsa modéstia, que não se compara, apesar de se parecer, com humildade.
Ambos os conceitos estão errados, e não podemos nos acomodar com nenhum deles. Nem devemos ter de nós mesmos um conceito elevado, como escreveu o apóstolo Paulo, nem muito menos ter um conceito rente ao chão.
*Tenha equilíbrio*
Equilíbrio é a palavra-chave que deveria fazer parte do nosso vocabulário e da nossa caminhada.
É óbvio que haverão diferenças entre duas pessoas ou um grupo de cristãos, no que tange à busca pessoal por Deus e pela aplicação da Palavra à vida, bem como a leitura, oração e adoração ao Senhor. Cada pessoa tem a sua rotina, cada pessoa é um mundo diferente e nunca, jamais, podemos querer que alguém seja igual a nós, nem nos acharmos melhores ou piores que alguém.
Antes, façamos cada um uma análise profunda e pessoal, perceba quais são seus pontos positivos, em relação a fé principalmente, e quais são seus negativos, comparando-se a Jesus e ao que a Bíblia diz que você deve ser, não ao que o mundo ou as pessoas dizem.
Se você quiser se comparar com alguém, que seja com Jesus, que é perfeito e santo; não com pessoas tão miseráveis quanto eu, quanto você.
Tenha uma visão equilibrada de quem você é, e então, depois da análise, veja onde você pode melhorar, para ser mais parecido com Jesus, porquanto essa é a Sua vontade.
*Oração*
Pai, justo e reto Deus, conceda-nos equilíbrio em nossas vidas, na nossa caminhada e em nossa conduta; que não tenhamos um espírito de altivez nem de modéstia. Que não nos tenhamos em alta conta porque achamos que somos mais cristãos que alguém. Antes, dá-nos um espírito humilde, que reconhece que cada pessoa tem seu processo e sua busca íntima ao Senhor, e que sabe que se alguém é o menos digno da salvação, esse alguém sou eu, somos nós, que conhecemos a Tua Palavra e a deturpamos, desobedecemos.
*Benção*
Que o Senhor de nossas vidas, cujo nome é exaltado às maiores alturas, chamado Jesus Cristo, abençoe a todos que tem uma conduta e uma cosmovisão equilibrada, que não se acha melhor ou pior que alguém, mas que entende o seu valor no mundo, e principalmente em Deus; e que por isso anda com equilíbrio, exalando o amor e a misericórdia com o qual foi renovado, regenerado. Amém!?