Listen

Description

Graça e paz sejam com os que em tudo se dominam, sabendo o momento propício para falar e, principalmente, calar...
Quanto a isso, ao ouvir um engradado de palavras vazias de seus amigos, Jó exclamou: "Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria!" (Jó 13:5 ARA)

Jó, em todo o seu sofrimento e dor, precisava de verdadeiros amigos, ou até desconhecidos, que lhe dessem um mínimo de refrigério para a sua alma. Jó necessitava de um bom samaritano.
O que aconteceu com ele tem traços parecidos com o homem que ia para Jerusalém e foi roubado, machucado e quase morto, na parábola do bom samaritano que Jesus contou em Lucas 10.25-37.

Nesta ocasião, Jó necessitava não de alguém com palavras bonitas, carregadas de eloquência, julgamento e hipocrisia. Este maltrapilho homem necessitava de um bom samaritano que o ajudasse, se não com palavras de sabedoria, pelo menos com um silêncio sábio. Um silêncio de quem ouve, tenta entender a situação e se dispõe a chorar com ele.
Muitas vezes, quando alguém nos procura para conversar, desabafar; tentamos dizer boas palavras, talvez até sábias aos nossos ouvidos, mas que podem estar carregadas de julgamento, egoísmo e ignorância.
Por isso, precisamos orar e buscar pelo dom da palavra de sabedoria, alinhando com o fruto do Espírito, que gera paciência, longanimidade, mansidão e domínio próprio [não só esses].
Alinhar esse dom com o fruto do Espírito é essencial para que sejamos misericordiosos, piedosos e empáticos como foi o bom samaratino, que amou o seu próximo mesmo não o conhecendo.
Então, nossa oração, e o que deve arder em nosso coração, é este conceito de vida: não sermos como os amigos de Jó, acusadores e hipócritas. Antes, sejamos como Jesus, que não nos julga nem nos condena, mas que exala paz e alívio para as nossas almas.
Que sejamos canal da paz de Cristo, que excede todo entendimento humano, e que a sabedoria do falar, e calar, seja conosco no momento de ajudar e amar ao próximo. Amém?