Graça e paz sejam com os irmãos que têm a mente de Cristo, e que por isso aceitam e entendem as verdades espirituais dispostas na Bíblia.
Como está escrito, em 1Coríntios 2.16: "Pois quem conhece a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo."
Todo aquele onde o Espírito da Verdade habita, tem a mente de Cristo. No entanto, algumas pessoas não entendem o que isso significa e acabam tirando de contexto esse versículo, onde Paulo fala sobre a sabedoria humana e a sabedoria divina. Essas pessoas usam esse versículo como base para, até com fé, declarar que não esquecerão de algo porque tem a mente de Cristo, ou que aprenderão tal coisa porque tem a Sua mente.
Deus pode conceder tais bênçãos conforme seja a Sua vontade e o Seu propósito. Como no caso de Daniel e seus companheiros, que eram mais sábios que as demais pessoas, por ser esse um propósito de Deus.
Portanto, a mente de Cristo pode ser aplicada nesse sentido, mas não é sobre isso que Paulo está falando no contexto de 1Coríntios 1 e 2.
Nos versos 7 a 11, do capítulo 2, Paulo fala da sabedoria de Deus, e que ela é um mistério para os que não tem o seu Espírito. Sabedoria essa que nem os mais poderosos e "sábios" deste mundo tem acesso. Porquanto, lhes está oculto.
E lhes está oculto porque o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus (2Co 4.4).
Os sábios deste mundo conhecem as coisas deste mundo pelo que podem aprender por meio da ciência. Mas, o Espírito da verdade nos capacita a entender, ou aceitar, coisas que não se explicam.
Alguém pode te perguntar: como você explica o seu Deus ser três pessoas? Como você explica que uma mula falou, ou qualquer dos milagres de Jesus? Ou Josué orar e o sol parar? Ou Moisés abrir o mar?
Essas histórias não são apenas histórias. Se elas estão na Bíblia, são verdades. Porém, essas verdades só são aceitas por meio do Espírito de Deus que habita em nós e nos concede a revelação da Palavra, nos abre o entendimento e nos dá discernimento para entender os porquês e propósitos de Deus.
Com isso, entendemos um pouco do que Paulo quis falar com essa passagem e qual o seu contexto. Ela fala sobre dircernimos e aceitarmos as coisas espirituais por meio do Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber. E, com mundo, entende-se que são as pessoas que vivem de acordo com o mundo, que tentam viver de acordo com a sabedoria deste século, ignorando a sabedoria de Deus.
Por isso, não permita que, pela sabedoria deste século, o inimigo venha a cegar o seu entendimento da bíblia. Não estou dizendo para ignorar o conhecimento de tudo. Mas, conheça tudo o que for possível e retenha o que é bom, o resto, descarte. E se relacione com o Espírito da verdade, para que a absoluta e infalível verdade de Deus seja entendida e vivida com convicção. Que as coisas que não se fazem entender pela sabedoria do mundo, você as aceite e discirna espiritualmente. Pois, em nós habita o Espírito que perscruta todas as coisas, inclusive o coração de Deus. Amém?
Deus lhe abençoe.