Graça e paz sejam com os que venceram na vida, não financeiramente como muitos desejam [o que não é errado], mas espiritualmente, ao decidir largar tudo, tomar a sua cruz e seguir Jesus. Como Ele venceu o mundo, quem está nEle lhe é atribuída esta vitória.
Jesus disse, em João 16.33b: "[...] Eu venci o mundo."
Neste capítulo [16] do evangelho de João, Jesus está se despedindo dos Seus discípulos e explicando o que haveria de suceder a eles na sequência de suas caminhadas. Eram coisas horríveis. Pode-se citar as mortes de Estêvão (apedrejado), o sofrimento colossal de Paulo que teve em seu fim a decaptação do seu corpo. Muitos outros foram crucificados, como Pedro, que foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar [e não era] digno de ser crucificado como Jesus. Sem contar os inúmeros cristãos que morrem todos os dias por causa da perseguição que sofrem em países como China, Coreia do Norte, Afeganistão e adjacências. Sim, os cristãos são o grupo religioso que mais sofre com perseguição e mortes no mundo.
"No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
Essa é a promessa de Jesus.
Teremos aflições no mundo que o odiou e que nos odeia. Não é vitimismo. É realidade. O mundo nos odeia. O mundo não entende a nossa fé. O mundo zomba e nos persegue de todas as formas. Mas, nEle temos paz em meio à essas aflições. NEle, temos a vitória para as nossas batalhas.
Lembrando de Estêvão e seu julgamento diante de líderes judeus, a vitória dele não foi a absolvição humana, o declando justo. Mas, foi, em segundos antes da sua morte, contemplar o Senhor Jesus ao lado de Deus Pai, nos céus, com a certeza de que em breve alcançaria a vitória tão desejada: estar com Cristo.
Essa é a nossa vitória, e o nosso anseio, poder estar com Cristo. Ter paz nEle em meio às tribulações, porque Ele já venceu. E nEle somos mais que vencedores. Não pelos nossos méritos, mas porque assim Ele determinou que procedesse.
Então, a forma como podemos vencer o mundo (porque estamos em guerra) é esta: estando em Cristo. Porquanto, em Jesus somos mais que vencedores, mas fora dEle, somos miseráveis perdedores.
Por isso, se você quer vencer na vida, busque ao Senhor, entendendo que a principal vitória já nos foi creditada por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém? Deus lhe abençoe.