É muito interessante como a mesma frase pode ser aplicada de diversas formas diferentes.
Ouça o que diz o Salmo 40 no verso 17: "Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim. Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te demores, ó Deus meu!"
Olhando pela perspectiva financeira, não sou pobre e nem necessitado. Tenho o suficiente. Não sou rico. Não tenho tudo o que quero, mas também não falta nada.
Contudo, a expressão vai muito além da perspectiva financeira. Ela fala de uma pobreza e de uma necessidade que estão no cerne da humanidade: a necessidade de Deus.
Desconectados e longe de Deus, somos miseráveis em todos os aspectos. Não há nada em nós que possa ser dado a alguém. Toda riqueza que há em nós só pode vir de Deus. Ele é a fonte!
Pobreza e necessidade apontam para uma dependência que nunca pode deixar de existir. Logo, mesmo que você não seja pobre ou necessitado financeiramente falando, você é pobre e necessitado espiritualmente falando e não queira deixar de ser assim, porque é justamente essa condição que te leva para perto de Deus.
Ser pobre e necessitado é assumir que sem o Senhor você não é nada. E vou lhe dizer uma coisa: não há nada de errado nisso!