Listen

Description

Eventos climáticos extremos exigem mais proatividade no planejamento urbano. Em entrevista na primeira edição do Café Expresso de hoje, o pesquisador e professor da UPF Marcos Frandoloso afirmou que não dá mais para resolver problemas causados por enchentes ou estiagens com as mesmas soluções.

Pensar em soluções futuras para enfrentar os desastres climáticos, tendo como ponto central o ser humano, é o que estão debatendo cientistas ligados a diversas áreas de universidades comunitárias e públicas do Estado. Na semana passada, três professores da UPF, Marcos Frandoloso, Luciana Brandli e Patrícia Noschang participaram do Seminário “A ciência no enfrentamento ao desastre de 2024 no RS" . Segundo Frandoloso, não se pode admitir que diante de tantos eventos climáticos, os agentes públicos queiram repetir soluções, como construir pontes no mesmo local onde foram destruídas por enxurradas e que, certamente, voltarão a ser destruídas por outras enxurradas. Para o professor é preciso começar a pensar e fazer diferente.

A entrevista com o professor Marcos Frandoloso já está disponível na nossa Central de Conteúdos no Spotify, que você encontra como Rádio UPF+.