Listen

Description

Olá pessoal
Aqui quem fala é Fernanda Muniz e hoje temos o 22º episódio do Psicologia e Etc.

A partir de hoje, teremos alguns episódios Bônus sobre PBE – Psicologia Baseada em Evidências, antes de entrarmos nos episódios sobre Transtornos Mentais.
.
A prática baseada em evidências não é uma abordagem e não limita quais as abordagens que podem e devem estar ali. Não é sobre gostar/se identificar com a abordagem. É um processo de tomada de decisão clínica.
Tem três pilares principais:
(1) Trabalhar com a melhor evidência disponível – saber avaliar o desenho de estudo, metodologia, qualidade das pesquisas.
(2) Expertise clínica – não só saber aplicar o tratamento como saber avaliar qual o melhor tratamento para aquele caso, raciocínio clínico.
(3) Preferência pessoal do paciente – este ponto não refere-se ao paciente escolher a abordagem que quiser ou mesmo uma pseudociência. Refere-se a, quando há duas ou mais intervenções que tem o mesmo nível de eficácia para tratar aquela questão que ele apresenta, o psicoterapeuta apresenta os prós e contras do tratamento e ele escolhe a melhor pra si. Isso é bastante fácil de entender quando estamos falando de uma medicação. Num tratamento para depressão há dois antidepressivos que são compatíveis com o perfil do paciente e seriam igualmente eficazes. Só que um deles causa impotência e outro causa sonolência. É explicado ao paciente os efeitos colaterais dos dois e o próprio paciente escolhe com qual quer conviver.
Os três pilares são hierarquicamente equivalentes – ou seja – os três são imprescindíveis, e tão importantes quanto.

A PBE passa por uma questão ética: já que o paciente o procura para ter seu sofrimento aliviado, sua questão resolvida ou pelo menos controlada, entendida, diminuída. Trabalhar com PBE é o auge do humanismo – é escolher aquilo que tem mais probabilidade de resolver, de dar certo e não aquilo que estou tirando da minha cabeça. A ciência trabalha com probabilidade e não com certezas.
.
Livros citados no episódio:
* Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: Tratamento Passo a Passo (David H. Barlow)
* Transtornos Psicológicos: Terapias Baseadas em Evidências (Paulo R. Abreu e Juliana S. S. Abreu (Editor)
* Psicologia Baseada em Evidências (Tamara Melnik E Álvaro Nagib Atallah).
.
Este episódio foi elaborado com base na aula da Semana de Psicologia Baseada em Evidências da Fernanda Landeiro.
.
Nas redes sociais estou como Fernanda Muniz (@fermuniz) e para estudar mais sobre o tema, entre no meu canal no Telegram: https://t.me/fermunizpsicologia
E-mail psi.fernandamuniz@gmail.com