Olá pessoal
Aqui quem fala é Fernanda Muniz e hoje temos o 30º episódio do Psicologia e Etc.
.
Esse episódio é continuidade do episódio 29, continuaremos falando do Transtorno Bipolar. A ideia é que saiam ao final desse episódio sabendo exatamente do que se trata um episódio de hipomania e os critérios diagnósticos do Transtorno Bipolar tipo 1 e tipo 2 e a diferença entre eles.
O transtorno Bipolar é formado por três pilares: Humor eutímico (humor de base do paciente, o modo de ser dele) – Humor maníaco (eufórico) – Humor depressivo (muito falado aqui nos episódios passados).
O transtorno bipolar é definido pela ocorrência de um ou mais episódios maníacos ou hipomaníacos.
Um episódio maníaco é um período de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável, que dura pelo menos 1 semana. Já um episódio hipomaníaco tem uma duração mínima de 4 dias, e é qualitativamente semelhante ao episódio maníaco, contudo, os sintomas possuem menor intensidade, não apresentando gravidade suficiente para causar comprometimento no funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.
É importante ressaltar que o episódio maníaco é facilmente reconhecido como um período durante o qual o comportamento do indivíduo esteve claramente distinto do habitual, não fazendo parte de uma variação de humor compatível com o esperado para aquele paciente.
.
Nas redes sociais estou como Fernanda Muniz (@fermuniz) e para estudar mais sobre o tema, entre no meu canal no Telegram: https://t.me/fermunizpsicologia
E-mail psi.fernandamuniz@gmail.com