Listen

Description

Enquanto ciência é um modo de obter conhecimento sobre a natureza, tecnologia é a utilização de conhecimentos, científicos ou não, para a obtenção de resultados práticos.

Por exemplo, saber que micróbios causadores de doenças, eventualmente presentes no leite, morrem em temperaturas superiores a 65 oC (conhecimento sobre a natureza) permitiu o desenvolvimento da técnica de pasteurização (tecnologia), um processo de tratamento por calor que livra o leite de eventuais germes patogênicos.

A tecnologia é quase tão antiga quanto a própria humanidade.

O conhecimento de que objetos afiados eram cortantes permitiu aos nossos antepassados lascar pedras e construir diversas ferramentas primitivas, como pontas de flecha, facas e raspadores, fundamentais à sobrevivência.

A construção de objetos de pedra lascada, principal evidência do início da cultura humana, indica que a capacidade tecnológica está intimamente ligada à nossa história.

Outro exemplo de técnica primitiva é a utilização de plantas anestésicas ou paralisantes na pesca, ainda hoje empregadas por algumas tribos de índios brasileiros.

Essas plantas são maceradas e o suco obtido é jogado nos rios.

Logo depois, peixes atordoados começam a flutuar, sendo facilmente capturados.

Conhecendo as propriedades atordoantes das plantas, os índios utilizam-nas com uma finalidade especifica, no caso, facilitar a captura de peixes.

Ao longo da história, a tecnologia modelou a civilização moderna, permitindo construir uma infinidade de aparelhos mecânicos, elétricos e eletrônicos.

No mundo contemporâneo, ciência e tecnologia estão fortemente ligadas; os conhecimentos produzidos pelos cientistas são largamente aplicados em diversas áreas como indústria, agricultura, medicina etc.

Pense, por exemplo, na quantidade de conhecimento científico envolvido na tecnologia da tomografia computadorizada, que permite observar detalhes internos do corpo de uma pessoa para fazer diagnósticos médicos, ou na produção de organismos transgênicos.

Por outro lado, a construção da bomba de nêutrons, capaz de eliminar populações inteiras sem danificar edifícios, também exigiu o emprego de inúmeros conhecimentos científicos...

Esse é um péssimo exemplo de aplicação de conhecimento científico.

Em princípio, a humanidade emprega a tecnologia para construir um mundo melhor.

Entretanto, os resultados do emprego do conhecimento tecnológico são complexos e nem sempre previsíveis.

Apesar dos benefícios, também há custos e riscos.

A poluição e os desequilíbrios ecológicos do mundo contemporâneo são os principais subprodutos negativos do desenvolvimento de sociedade tecnológicas.