O processo de divórcio que envolve apenas o casal é completamente diferente de um que envolva filhos. Acredita que o processo de divórcio pode ser bem difícil para os filhos, pois é como se a sua realidade ficasse de “pernas para o ar”. Podem sentir-se chocados, confusos, zangados, com medo e muito tristes. Alguns podem mesmo sentir-se culpados pela separação dos pais.
Contar a um filho que os pais se vão divorciar é uma tarefa difícil e por isso é importante ter alguns aspetos em consideração, neste programa vamos partilhar contigo quais são. Vamos ainda falar sobre o que se pode esperar da criança dependendo da sua idade. É importante os pais estarem preparados para alguns comportamentos diferentes, a nível emocional e nos comportamentos em relação aos pais e ao seu mundo (escola, amigos, família, etc).
O chamado do homem para se unir a uma mulher e formar com ela uma única pessoa (Génesis 2:24) é o ponto de partida para formação da família. Isso não foi feito por coincidência, mas pela vontade de Deus, e confirmada por Jesus: Assim já não são dois, mas um só, como está escrito em Mateus capítulo 19, versículo 6. A vontade de Deus para o casal é que não haja separação, e mais, como pode uma única pessoa ser divida em duas sem perder a vida?
A expressão bíblica sobre a unidade familiar implica diversos problemas que uma possível separação causa na família, o mais terrível é o rompimento da unidade familiar que, sabemos, é o lugar onde habita o amor de Deus derramado sobre nós. Não queremos ser sentenciosas, mas compartilhar o que temos aprendido, com base na Bíblia, acerca deste difícil assunto, que tem preocupado muitas famílias.
Tens alguma dúvida que queiras partilhar connosco? Tens um ponto de vista diferente para partilhar? Podes falar connosco. Estamos aqui para ti, sem julgamentos. Envia-nos uma mensagem, vê os nossos contatos no final desta página.
Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca
♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!
Produção: RTM, a Rádio de Portugal