Listen

Description

Como está a ser para ti ouvires sobre este tema? O que impactou mais? Partilha connosco as tua ideias e pensamentos, gostamos muito de saber a tua opinião. Visita as nossas redes sociais, deixa o teu comentário. 

O divórcio geralmente é um processo difícil para toda a família. Um Psicólogo/a pode ajudar a decidir se o divórcio é a melhor opção, a lidar com uma situação de divórcio e também a recuperar dela. Mediação entre o casal, terapia de casal ou familiar e intervenção com crianças e jovens, são algumas das áreas em que a ajuda profissional pode ser benéfica, antes ou depois do divórcio.

No pós-divórcio também existe a necessidade de uma reorganização da própria identidade. Criar uma vida emocional e financeira independente do nosso ex-marido pode ser desafiante e ter impacto na nossa Saúde Psicológica. É importante priorizares a auto-compaixão, o autocuidado e cultivar novas relações.

Também na relação com o ex-cônjuge que é pai dos teus filhos, existem alguns pontos importantes nos quais te deves focar: centrar a relação nos filhos em comum, focar a comunicação nas necessidades dos filhos, manter uma atitude cordial, respeitar o território e estilo parental de cada um e respeitar e promover a relação dos filhos com o pai.

Gostávamos de lembrar que o divórcio é uma coisa muito séria, e que deve ser evitado sempre que possível. É nisto que cremos.

Podemos ver na Bíblia:

- Que o casamento é algo criado por Deus (Mateus 19:4-5);

- Que o casamento não deve ser desfeito pela vontade humana (Mateus 19:6);

- Que Deus apenas permite o divórcio por causa da dureza do coração humano, não porque fazia parte do plano inicial (Mateus 19:8).

Antes de decidires separar-te, é preciso lutares para salvar teu casamento. A Bíblia permite a separação por motivos sérios, como o adultério. No entanto, a melhor solução é sempre o arrependimento e o perdão, que levam à reconciliação. Por causa da dureza do coração das pessoas, isso nem sempre acontece. Por isso, Deus permitiu o divórcio, para nos livrar de situações de muito sofrimento (Mateus 19:8). O casamento é sagrado e exige responsabilidade e compromisso. Vai haver divergências e problemas, mas o casal tem de aprender a lidar com isso de forma saudável, em vez de colocar logo a separação como hipótese, como se fosse uma fuga.

Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca

♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!

Produção: RTM, a Rádio de Portugal