No português, a palavra pai tem sua origem na palavra latina Pater, que tem os significados de:
O Hebraico, por ser um idioma ancestral, está diretamente calcado na agricultura e na pecuária, baseado na realidade do povo que vivia nos tempos em que ele foi criado e desenvolvido.
Na época do antigo testamento, existiam cerca de 8 mil verbetes somente, fazendo com que as palavras no hebraico possuíssem muito mais significados do que as da língua portuguesa, cerca de vinte vezes mais.
Muitas palavras têm nas próprias letras a origem do seu significado ou então um significado mais aprofundado, construindo conceitos e criando novas realidades.
No caso da palavra pai, Ab, ela é formada pelas letras Alef e Bet. Por terem origem na agropecuária e na cultura nômade, as duas letras têm respectivamente sua origem no boi e na tenda. Originalmente o desenho era uma cabeça de boi com os chifres, e na tenda, a morada dos hebreus nômades.
Alef representa autoridade e Bet representa casa e família.
De uma junção dos dois significados, o pai era o touro da casa, aquele que provê o sustento, a força e a proteção da família.
O pai representa a autoridade perante a família, aquele toma decisões pensando no bem estar dela.
O pai pode ser representado visualmente na estrutura da tenda como o poste central dela. Aquele que provê sustentação para as peles que serviam de cobertura. Esse poste possuía duas pontas, uma como uma lança, que ia fincada na areia, e a outra bifurcada, que oferecia a sustentação para a cobertura. Uma ponta significava a segurança e defesa e a outra, a sustentação, assim como a figura do pai.
No antigo testamento, Deus recebeu diversos nomes, começando pelo tetragrama que pronunciamos Jeová ou Javé ou Iavé;
Aparece como El Shaddai para Abraão, um Deus todo-poderoso, ou A Rocha.
Melquisedeque abençoa Abraão em nome do Deus Altíssimo;
Para Isaías, aparece como Deus Eterno, pois sua palavra é eterna;
Deus ainda é chamado de Jeová Jiré por Abraão, o Deus que provê; Jeová Rafá, o Deus que sara e; Jeová Shalom, Deus é paz.
Todas essas belas características eram utilizadas sempre de um modo muito cerimonioso.
Uma abordagem muito diferente àquela utilizada pelos judeus foi feita por Jesus, que introduziu uma novidade teológica ao chamar Deus de Pai, condensando todos os significados de Deus nesta única palavra, Pai, pois, no final, ele é a autoridade perante a família, aquele que dá sustento e proteção, que provê, que sara, que traz paz. Como o poste que sustenta a cobertura da casa, oferece segurança e sustentação para a sua e nossa grande família.