🔺☃️🎧🎙️🇧🇷
Por Carolina Julião
www.facebook.com/momentodempbfanpage/ —.
Grande parte da população de Juiz de Fora — a fria, maior e mais importante cidade do Sudeste mineiro —, considera-se habitante de uma “capital”. Neste sentido, o município que serviu de base para o golpe militar de 1964, também liderou um movimento articulado pela imprensa nativa no final do século dezenove para se transformar em capital de Minas Gerais, então sediada em Ouro Preto. Os ânimos acirraram-se e houve até ameaça de “guerra” por parte da população de Ouro Preto.
A situação extrapolou os limites geográficos do estado, a ponto de o Rio de Janeiro e São Paulo se posicionarem de maneira favorável a Juiz de Fora pelo fato de ser naquela época, a mais influente cidade mineira e também por estar mais próxima ao Oceano Atlântico. O antigo Curral Del Rei, no entanto, seria o escolhido para sediar a nova capital mineira, Belo Horizonte. Até hoje tem gente que não se conforma com o ato político.
Para conversar conosco sobre o assunto, o Podcast Bons Papos convidou o professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IF SUDESTE — MG), Antônio Henrique Carvalho.