Listen

Description

Por Carolina Julião

www.facebook.com/carolina.bljuliao

🍁😕😖😡🇧🇷

Décadas atrás, o escritor Rubem Braga escreveu uma crônica interessante onde falava sobre o caso de um humilde trabalhador, um entregador de pão, que ao chegar às residências para entregar a encomenda, costumava apertar a campainha da casa e anunciar para não incomodar os moradores:  "Num é ninguém não, gente; é só o padeiro!". 

Indagado pelo escritor o motivo de agir daquela forma, pois ali, antes de tudo, estava a presença de um ser humano e honesto, o distinto disse que tinha aprendido aquilo no "ouvido", pois não raramente chegava para fazer suas entregas e ao acionar a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou algum morador ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era e escutar a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém não, senhora; é o padeiro”. Assim ficara sabendo que "não era ninguém".

A exemplo do padeiro, milhares de trabalhadores no Brasil ou em qualquer parte do mundo que exercem atividades vistas como "irrelevantes", não raramente costumam ser até mesmo humilhados por essa gente preconceituosa e hostil que não vale a água . Ouça o comentário do apresentador do podcast Bons Papos, Marcos Niemeyer, sobre o tema.