Por Carolina Julião
🍁🙏🙏🏾🎉🎈🇧🇷
A chegada dos tradicionais festejos juninos, cada mais vez mais descaracterizados de sua autenticidade, lembra um tempo em que as comemorações para louvar Santo Antônio, São Pedro e São João também eram motivo de fé em todo o Brasil.
Dentre as crenças acreditava-se que Santo Antônio, o "casamenteiro", arrumava namorado e até marido para as mulheres solteiras. Na noite de Santo Antônio, 13 de junho, as moças costumavam espetar a faca numa bananeira e aguardavam até o galo cantar ao amanhecer para então “ver escrito” na lâmina o nome do futuro pretendente.
As redes sociais, infelizmente, defenestraram de vez tal crença popular. Em vez da faca na bananeira, agora as novas gerações procuram sua “cara metade” no Facebook, Instagram e no WhatsApp. Neste breve episódio do Podcast Bons Papos, você vai ouvir o "Cumpadi Fulô", personagem criado e interpretado pelo radialista Marcos Niemeyer, contando um desses "causos".
Com seu jeito tipicamente mineiro, Fulô costuma dar pitacos nos mais diversos temas do dia a dia. Saudosista, ele discorda dos "trem modernoso" e garante que em sua época a vida era "mais linda e cheia de graça".