A primeira temporada do podcast CIÊNCIA DE FATO segue com novos episódios toda a semana. Confira essa série de conversas sobre o currículo e a atuação de cientistas de diferentes áreas. Nesta temporada nossos entrevistados são os servidores do IFMT Campus Sorriso e toda quinta-feira temos uma nova conversa para você acompanhar pelo YouTube ou Spotify.
No décimo segundo episódio do CdF, conversamos com a professora Terezinha Ferreira de Almeida. Ela é licenciada em Letras pela UNEMAT de Tangará da Serra, tem duas especializações, Mestrado e Doutorado em Estudos de Linguagem, além de um bacharelado em Teologia. É professora do IFMT campus Sorriso desde 2014, e mais recentemente trabalhou como colaboradora do projeto “Enciclopédia Discursiva da COVID-19”, o qual tem como objetivo trazer para uma linguagem acessível expressões comuns nos textos que tratam sobre a pandemia.
Terezinha é mato-grossense, natural de Arenápolis. Sempre muito ligada ao universo da linguagem, passou a infância na fazenda, acordando cedo para tomar café e ouvir histórias no rádio. Durante a adolescência, se interessou pelos clássicos, em especial Machado de Assis, e após o Ensino Médio foi cursar Letras. Depois de formada, se mudou para Sorriso, onde iniciou sua carreira docente. Fez várias pós-graduações, sendo a última delas o Doutorado, cuja tese foi defendida em 2021. Hoje ela nos conta como foi a elaboração da Enciclopédia da Covid, e descreve um pouco da importância de se tornar acessível o conhecimento científico.
Acesse a Enciclopédia Discursiva da Covid-19: https://cutt.ly/nQMlavW Vídeo da Profa. Dra. Terezinha explicando o verbete "Quarentena": https://youtu.be/Lfz3DfW7IJY
Se você quiser assistir à nossa conversa no YouTube, acesse o link https://youtu.be/XWyqKvHUcbo