Listen

Description

A primeira temporada do podcast CIÊNCIA DE FATO segue com novos episódios toda a semana. Confira essa série de conversas sobre o currículo e a atuação de cientistas de diferentes áreas. Nesta temporada nossos entrevistados são os servidores do IFMT Campus Sorriso e toda quinta-feira temos uma nova conversa para você acompanhar pelo YouTube ou Spotify.  

No décimo quarto episódio do CdF, conversamos com a professora Letícia Rosa Marques. Ela é Licenciada e Bacharel em História pela UFSM, tem Mestrado e Doutorado, também em História, pela PUCRS. Desenvolveu parte da sua pesquisa de Doutorado na Universidad de Sevilla, na Espanha, cuja tese investigou, dentre outras coisas, a mobilidade social do maestro mineiro Joaquim José de Mendanha, um homem pardo que viveu no século XIX. Ela é professora do IFMT campus Sorriso desde 2019, e hoje fala conosco sobre como é fazer pesquisa em História. 

Filha de professora, sempre se interessou pela sala de aula, o que a levou a cursar licenciatura. De maneira específica, por sempre ter gostado da história do Rio Grande do Sul, resolveu por fazer a graduação nesta área. Ao longo do curso, se encontrou verdadeiramente na História quando começou a participar de projetos de pesquisa. Na nossa conversa, ela relata como foi sua metodologia de pesquisa durante o Doutorado, analisando desde correspondências e jornais até documentos eclesiásticos e fotografias, a fim de entender a trajetória do Maestro Mendanha no século XIX.   

Acesse a Tese da Dra. Letícia: https://cutt.ly/EWxMOFz

Livro "1808", comentado no programa: https://cutt.ly/OWxM0xT

Se você quiser assistir à nossa conversa no YouTube, acesse o link https://youtu.be/aUNH_lFzkEE