Listen

Description

Eu recebi algumas mensagens perguntando sobre dicas de empreendedorismo para 2020 ou como se preparar melhor, quais conhecimentos eu devo ter, que cursos fazer, etc.

Para mim a resposta continuará sempre a mesma. Comece pela base: foco e execução sempre farão a diferença para ter sucesso na jornada empreendedora.

Ter direcionamento é mais importante do que velocidade. Se você estiver indo para o lado errado em alta velocidade já sabe onde vai parar.

Antes de responder sobre temas importantes para esta década eu gostaria de fazer um breve comentário. Na verdade uma introdução ao assunto deste podcast. Há 2 ou 3 anos durante as minhas palestras eu comecei a perguntar primeiro para a plateia sobre o conhecimento de inovações disruptivas e ao longo do tempo foi aumentando maioria das mãos levantadas. Na sequência eu perguntava para os que disseram que conheciam as principais inovações disruptivas quem aplicava no seu negócio, projeto ou departamento. Pouquíssimos mantinham a mão levantada. O mais curioso é o que o tempo foi passando e eu insistentemente continuo fazendo a mesma pergunta e até hoje são poucos os que aplicam. De que adianta saber que existe, para que serve, contar cases e se não aplica? De que adianta fazer cursos, assistir videos, escutar podcasts, palestras, devorar livros e não aplicar. O que você está ganhando é obesidade mental!! Obvio que buscar conhecimento é muito importante, pois aprender todos os dias é base para evoluirmos,  porém por que esta dificuldade em aplicar, ao menos tentar, errar e aplicar de novo. Se este mantra de testar rápido, falhar rápido, consertar rápido está presente no dia a dia do empreendedor por que não adicionar mais tecnologia inovadora ao seu favor.

Para ter sucesso no mundo empreendedor, além de conhecer tecnologia, saber aplicar é impriscindivel e entender os impactos que estas inovações estão causando e irão causar na sociedade, nas empresas e na sua vida como um todo. Vamos recapitular o que é importante: aprender, aplicar e ao mesmo tempo antever os impactos destas mudanças. Como assim antever? Vamos a alguns exemplos.

No início do ano eu participei do Abundance Digital, organizado pelo Peter Diamandis, um dos maiores conhecedores da cultura de inovação, co-fundador da Singularity University, engenheiro, médico, enfim, uma cara fora da curva. Dentre um vasto conteúdo apresentado, destaco 3 pontos importantes:

O primeiro são os impactos do hyperloop e veículos autônomos, ou seja, trajetos que você levaria horas e em breve poderá fazer em minutos. O que isto muda na vida de cada um?

O segundo ponto é a integração da realidade aumentada e inteligência artificial que está mudando a forma de aprender, entreter, consumir e se relacionar. As experiências digitais estão caminhando para um novo patamar, onde tudo é possível, gerando uma demanda incrível para desenvolvedores e designers, e principalmente novas soluções para a indústria, varejo, agronegócio e educação.

O terceiro tema são os avanços da medicina na longevidade. Muitos apostando que viveremos mais de 100 anos pelo menos e com qualidade. O que estes 3 temas tem a ver com você? Tudo!

#empreendedornaotiraferias #vidadeempreendedor #startup #empreendedorismo #inovacao #fernandogodoy #cervejaleuven #livrometodologiastartupvillage #inteligenciaartificial #immersivelearning #xr #extendedreality #realidadeaumentada #realidadevirtual #startupvillage #conhecimento #gestaoempreendedora #organização #tempo #gestaodotempo #inspiracao #aprender #conhecimento #ajudar #altaperformance #equilibrio #abundance #hyperloop