Em junho de 2020, a empresa de tecnologia OpenAI anunciava o lançamento do ChatGPT, um modelo de linguagem capaz de gerar textos a partir de comandos simples e que simula uma conversação via mensagens. Já na época, essa inovadora tecnologia suscitava grande comoção entre os entusiastas da inteligência artificial. Alguns anos depois, em 2024, as tecnologias generativas se desenvolveram e se tornaram tópicos de conversas, desde mesas de bar até congressos que debatem sua regulamentação.
Apesar de não ser a primeira iniciativa de IA generativa, o ChatGPT da OpenAI foi responsável por popularizar não só o acesso a esse tipo de tecnologia, como também deu holofote para os demais usos da mesma, como os softwares de geração de imagens, músicas e vídeos. Com isso, a ideia de utilizar as IAs no dia a dia vem sendo naturalizada e aceita pelo senso comum, o que gera aflição para os mais pessimistas.
No episódio de hoje, discutimos o avanço das inteligências artificiais, o status atual da tecnologia e as nossas perspectivas para o que essas serão futuramente.