Nietzsche e a identidade alemã
"Em um avião, estavam um alemão, um americano e um brasileiro..." mas o que é ser um alemão? No episódio da vez, Deiver, Pedro, Lucas e Letícia (um time tão capacitado quanto a seleção de futebol do Taiti na Copa do Mundo de 2014) encontram o professor Ricardo de Oliveira Toledo (DTECH-UFSJ) para falar sobre o filósofo Friedrich Nietzsche. Além de seu bigode charmoso, o filósofo tinha um projeto cultural para a Alemanha e acreditou por algum tempo que o compositor Richard Wagner teria um papel central nesse projeto. Até que Wagner traiu o Rock'n'Roll, quebrou os discos de vinil e agora só se joga ouvindo puts puts puts que o pariu. Por que Nietzsche desacreditou de Wagner? Por que Wagner era um Schopenhaueriano? Por que Nietzsche desacreditou de Schopenhauer? Por que os alemães têm nomes tão difíceis? Por que ninguém quis falar de Apocalypse Now e a cena dos helicópteros? Usando o método socrático, algumas dessas perguntas serão respondidas, enquanto outras permanecerão no eterno limbo do esquecimento... ou serão respondidas na parte 2.
Canais de contato
E-mail: petfilosofia@ufsj.edu.br
Instagram: @petfilosofiaufsj
Na página do Boletim Cogitans no Facebook você também encontra outros projetos desenvolvidos pelo PET-Filosofia UFSJ
Links:
O indivíduo em Burckhardt e suas influências no projeto cultural de Nietzsche durante a década de 1870 (https://www.academia.edu/42128785/O_indiv%C3%ADduo_em_Burckhardt_e_suas_influ%C3%AAncias_no_projeto_cultural_de_Nietzsche_durante_a_d%C3%A9cada_de_1870)
Nietzsche, filósofo da cultura (https://revistacult.uol.com.br/home/nietzsche-filosofo-da-cultura/)
Indicação cultural para quem não entendeu a referência nesta sinopse: https://open.spotify.com/track/65KPTHQlhsEFZOb4ccNC1I?si=3411b490390c4eb8