Listen

Description

Era JANMĀṢṬAMĪ, a celebração anual do advento do Senhor Kṛṣṇa cerca de cinco mil anos antes.  Moradores de Calcutá, principalmente bengalis e outros indianos, mas também muitos muçulmanos e até mesmo alguns britânicos, estavam observando o dia festivo, movendo-se aqui e ali pelas ruas da cidade para visitar os templos do Senhor Kṛṣṇa.  Vaiavas devotos, em jejum até meia-noite, cantavam Hare Kṛṣṇa e ouviam sobre o nascimento e as atividades do Senhor Kṛṣṇa de Śrīmad-Bhāgavatam.  Eles continuaram jejuando, cantando e adorando durante a noite.

 No dia seguinte (1º de setembro de 1896), em uma pequena casa no subúrbio de Tollygunge, em Calcutá, nasceu uma criança do sexo masculino.  Desde que ele nasceu em Nandotsava, o dia em que o pai de Kṛṣṇa, Nanda Mahārāja, observou um festival em homenagem ao nascimento de Kṛṣṇa, o tio do menino o chamou de Nandulal.  Mas seu pai, Gour Mohan De, e sua mãe, Rajani, o chamaram de Abhay Charan, "aquele que é destemido, tendo se abrigado aos pés de lótus do Senhor Kṛṣṇa."  De acordo com a tradição bengali, a mãe tinha ido à casa de seus pais para o parto, e assim foi na margem do Ādi Gaṅgā, a poucos quilômetros da casa de seu pai, em um pequeno quarto de barro.  casa murada com telhado de telhas, embaixo de uma jaqueira, nasceu Abhay Charan.  Poucos dias depois, Abhay voltou com seus pais para a casa deles em 151 Harrison Road.

 Um astrólogo fez um horóscopo para a criança, e a família ficou exultante com a leitura auspiciosa.  O astrólogo fez uma previsão específica: quando essa criança atingisse a idade de setenta anos, ela cruzaria o oceano, se tornaria um grande expoente da religião e abriria 108 templos.

Abhay Charan De nasceu em uma Índia dominada pelo imperialismo vitoriano.  Calcutá era a capital da Índia, a residência do vice-rei, o conde de Elgin e Kincardine e a “segunda cidade” do Império Britânico.  Europeus e indianos viviam separados, embora nos negócios e na educação se misturassem.  Os britânicos viviam principalmente no centro de Calcutá, em meio a seus próprios teatros, pistas de corrida, campos de críquete e belos edifícios europeus.