Certa vez, havia dois brāhmaṇas, um idoso e outro jovem, que eram habitantes de um lugar conhecido como Vidyānagara. Depois de percorrer muitos locais de peregrinação, os dois brāhmaṇas finalmente chegaram a Vṛndāvana. O velho brāhmaṇa estava muito satisfeito com o serviço do jovem brāhmaṇa e queria oferecer-lhe sua filha mais nova em casamento. O jovem brāhmaṇa recebeu a promessa de seu mais velho perante a Deidade Gopāla de Vṛndāvana. Assim, a Deidade Gopāla agiu como testemunha. Quando os dois brāhmaṇas voltaram para Vidyānagara, o brāhmaṇa mais jovem levantou a questão desse casamento, mas o brāhmaṇa mais velho, devido às obrigações para com seus amigos e esposa, respondeu que não conseguia se lembrar de sua promessa. Por causa disso, o jovem brāhmaṇa retornou a Vṛndāvana e narrou toda a história para Gopālajī. Assim, Gopālajī, sendo obrigado pelo serviço devocional do jovem, acompanhou-o ao sul da Índia. Gopālajī seguiu o brāhmaṇa mais jovem, que podia ouvir o tilintar dos sinos dos tornozelos de Gopālajī. Quando todos os cavalheiros respeitáveis de Vidyānagara estavam reunidos, Gopālajī testemunhou a promessa do idoso brāhmaṇa. Assim o casamento foi realizado. Mais tarde, o rei daquele país construiu um belo templo para Gopala.
Posteriormente, o Rei Puruṣottama-deva de Orissa foi insultado pelo Rei de Vidyānagara, que se recusou a dar-lhe sua filha em casamento e o chamou de varredor do Senhor Jagannātha. Com a ajuda do Senhor Jagannātha, o Rei Puruṣottama-deva lutou contra o Rei de Vidyānagara e o derrotou. Assim, ele assumiu o comando tanto da filha do rei quanto de seu reino. Naquela época, Gopālajī, sendo muito obrigado pelo serviço devocional do Rei Puruṣottama-deva, foi levado para a cidade de Kaṭaka.
Depois de ouvir essa narração, Śrī Caitanya Mahāprabhu visitou o templo de Gopāla em grande êxtase de amor a Deus. De Kaṭaka, Ele foi para Bhuvaneśvara e viu o templo do Senhor Śiva. Desta forma, Ele gradualmente chegou a Kamalapura, e nas margens do rio Bhārgī Ele foi ao templo do Senhor Śiva, onde Ele confiou Seu cajado sannyāsa a Nityānanda Prabhu. No entanto, Nityānanda Prabhu quebrou o cajado em três pedaços e jogou-o no rio Bhārgī em um lugar conhecido como Āṭhāranālā. Irritado por não ter recebido Seu cajado de volta, Śrī Caitanya Mahāprabhu deixou a companhia de Nityānanda Prabhu e foi sozinho ver o templo de Jagannātha.