Listen

Description

Hindus e muçulmanos viviam pacificamente juntos em Calcutá, e não era incomum que comparecessem às funções sociais e religiosas uns dos outros. Eles tinham suas diferenças, mas sempre houve harmonia. Então, quando o problema começou, a família de Abhay entendeu que era devido à agitação política dos britânicos. Abhay tinha cerca de treze anos quando estourou o primeiro motim hindu-muçulmano. Ele não entendeu exatamente o que era, mas de alguma forma ele se viu no meio disso.

®r… la Prabhup € da: Em toda a nossa vizinhança na Harrison Road havia maometanos. A casa Mullik e nossa casa eram respeitáveis; caso contrário, era cercado pelo que é chamado de kasbā e bastī. Então o motim estava lá e eu fui brincar. Não sabia que o motim ocorrera na Praça do Mercado. Eu estava voltando para casa e um dos meus amigos da classe disse: “Não vá para sua casa. Esse lado está tumultuado agora. ”

Morávamos no bairro de Muhammadan, e a luta entre as duas partes continuava. Mas eu pensei que talvez fosse algo como dois guṇḍās [bandidos] lutando. Eu tinha visto um guṇḍā uma vez apunhalando outro guṇḍā e tinha visto batedores de carteira. Eles eram nossos vizinhos. Então eu pensei que era assim: isso está acontecendo.

Mas quando cheguei ao cruzamento da Harrison Road com a Holliday Street, vi uma loja sendo saqueada. Eu era apenas uma criança, um menino. Eu pensei: “O que isso está acontecendo?” Nesse ínterim, minha família, meu pai e minha mãe, estavam em casa assustados, pensando: “A criança não veio”. Eles ficaram tão perturbados que saíram de casa esperando: "De onde a criança virá?"

Então, o que eu posso fazer? Quando vi o tumulto, comecei a correr em direção a nossa casa, e um maometano queria me matar. Ele pegou sua faca e realmente correu atrás de mim. Mas eu passei de uma forma ou de outra. Eu fui salvo. Então, quando cheguei correndo diante do nosso portão, meus pais recuperaram a vida.

Então, sem falar nada, fui para o quarto, e era inverno. Então, sem dizer nada, me deitei, me envolvi com uma colcha. Mais tarde, eu estava me levantando da cama, questionando: “Acabou? O motim acabou? ”

Quando Abhay tinha quinze anos, ele foi acometido de beribéri, e sua mãe, que também estava doente, tinha que esfregar regularmente um pó de cloreto de cálcio em suas pernas para reduzir o inchaço. Abhay logo se recuperou, e sua mãe, que nunca havia interrompido nenhuma de suas funções, também se recuperou.

Mas apenas um ano depois, aos 46 anos, sua mãe morreu repentinamente. Seu falecimento foi uma redução abrupta da cortina, encerrando as cenas de sua tenra infância: o cuidado afetuoso de sua mãe, suas orações e mantras para sua proteção, sua alimentação e cuidados com ele, ela obedientemente repreendendo-o. O falecimento dela afetou suas irmãs ainda mais do que ele, embora certamente o tenha voltado mais para os cuidados afetuosos de seu pai. Ele já tinha dezesseis anos, mas agora foi forçado a crescer e se preparar para assumir por conta própria as responsabilidades mundanas.