Listen

Description

CC Madhya 1.88

dvādaśa vatsara śeṣa aiche goṅāila

ei mata śeṣa-līlā tri-vidhāne kaila

Os últimos doze anos de Śrī Caitanya Mahāprabhu foram passados nesta loucura transcendental. Assim, Ele executou Seus últimos passatempos de três maneiras.

CC Madhya 1.89

sannyāsa kari ’cabbiśa vatsara kailā ye ye karma

ananta, apāra - tāra ke jānibe marma

Nos vinte e quatro anos após Śrī Caitanya Mahāprabhu aceitar a ordem renunciada, quaisquer passatempos que Ele executasse eram ilimitados e insondáveis. Quem pode entender o significado de tais passatempos?

CC Madhya 1,90

uddeśa karite kari dig-daraśana

mukhya mukhya līlāra kari sūtra gaṇana

Apenas para indicar esses passatempos, apresento uma visão geral dos principais passatempos na forma de uma sinopse.

CC Madhya 1,91

prathama sūtra prabhura sannyāsa-karaṇa

sannyāsa kari ’calilā prabhu śrī-vṛndāvana

Esta é a primeira sinopse: Depois de aceitar a ordem sannyāsa, Caitanya Mahāprabhu prosseguiu em direção a Vṛndāvana.

Significado

Claramente, essas declarações são um relato real da aceitação de Śrī Caitanya Mahāprabhu da ordem de vida renunciada. Sua aceitação dessa ordem renunciada não é de forma alguma comparável à aceitação de sannyāsa por Māyāvādīs. Depois de aceitar sannyāsa, Caitanya Mahāprabhu queria alcançar Vṛndāvana. Ele era diferente dos Māyāvādī sannyāsīs, que desejam se fundir na existência do Absoluto. Para um Vaiṣṇava, aceitar sannyāsa significa obter alívio de todas as atividades materiais e dedicar-se completamente ao serviço amoroso transcendental ao Senhor. Isso é confirmado por Śrīla Rūpa Gosvāmī (B.r.s. 1.2.255): anāsaktasya viṣayān yathārham upayuñjataḥ / nirbandhaḥ kṛṣṇa-sambandhe yuktaṁ vairāgyam ucyate

"As coisas devem ser aceitas para o serviço do Senhor e não para a satisfação pessoal dos sentidos. Se alguém aceita algo sem apego e o aceita porque está relacionado a Kṛṣṇa, sua renúncia é chamada de yukta-vairāgya."

prāpañcikatayā buddhyā

hari-sambandhi-vastunaḥ

mumukṣubhiḥ parityāgo

vairāgyaṁ phalgu kathyate

"Tudo o que é favorável para a prestação de serviço ao Senhor deve ser aceito e não deve ser rejeitado como coisa material." 

Para um Vaiṣṇava, a ordem renunciada significa abandonar completamente o apego às coisas materiais e se engajar sem parar no serviço amoroso transcendental ao Senhor. Os Māyāvādī sannyāsīs, entretanto, não sabem como envolver tudo no serviço ao Senhor. Por não terem treinamento devocional, eles pensam que os objetos materiais são intocáveis. Brahma satyaṁ jagan mithyā: Os Māyāvādīs pensam que o mundo é falso, mas os Vaiṣṇava sannyāsīs não pensam assim. Os Vaiṣṇavas dizem: “Por que o mundo deveria ser falso? É a realidade e se destina ao serviço da Suprema Personalidade de Deus. ” Para um vaiṣṇava sannyāsī, renúncia significa não aceitar nada para o gozo pessoal dos sentidos. Serviço devocional significa envolver tudo para a satisfação da Suprema Personalidade de Deus.