Bem-vindo à edição de 2022 do 30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano – nossa edição de aniversário de 30 anos!
30 anos atrás…
Era o mês de abril de 1992 quando um grupo de cristãos de uma organização missionária global se reuniram próximos ao Mar Vermelho no Oriente Médio. O Ramadã tinha acabado de terminar, bem como as reuniões do grupo. Orando juntos, eles sentiram uma forte e inesperada consciência da presença de Deus lhes chamando para empregarem maiores esforços em relação ao mundo muçulmano. As pessoas que estavam na reunião descrevem a revelação como uma mensagem clara e forte que lhes levou a abraçar o mundo muçulmano em toda sua diversidade, olhando para os muçulmanos como Deus o faz – como Sua amada criação. Eles se comprometeram a obedecer a essa palavra, começando com um tempo de 30 dias de oração e jejum pelo mundo muçulmano.
Aqueles 30 dias foram seguidos por outros 30 dias no ano seguinte. Foi criado um guia para lhes auxiliar na oração (usando softwares inovadores como AmiPro 3.0 e Microsoft Word 2.0!).
Foi pedido aos cristãos que trabalhavam em comunidades muçulmanas que compartilhassem sobre necessidades e histórias inspiradoras. Foi formada uma equipe para coordenar a distribuição para um número cada vez maior de regiões e para gerir traduções.
A cada ano, a participação aumentou. Outras organizações, igrejas e ministérios se envolveram contribuindo, traduzindo e distribuindo o guia de oração, conforme cada vez mais cristãos se inspiraram a orar pelos muçulmanos.
Hoje, 30 anos depois, cerca de um milhão de pessoas usam o guia de oração a cada ano por todo o mundo, em mais de 40 idiomas, respondendo a essa palavra de Deus para um grupo de cristãos para que amassem mais aos muçulmanos.
O fruto de orações fiéis
Em 2015, o guia dos 30 Dias de Oração focou no trabalho de um pesquisador e escritor chamado David Garrison. Ele estudou movimentos para Cristo entre muçulmanos – casos confirmados em que pelo menos 1000 pessoas da mesma comunidade muçulmana se tornaram seguidores de Jesus. Ele descobriu que tais movimentos eram muito raros nos primeiros doze séculos e meio desde o início do Islam. De fato, o Islã cresceu para uma população de mais de 1,6 bilhões de fiéis até aquele momento.
Mas algo mudou no final do século 20. Movimentos para Cristo começaram a ser registrados na Alegria, na Ásia Soviética Central, Bangladesh, Irã... e os primeiros 14 anos do século 21 tiveram mais movimentos acontecendo pelo mundo muçulmano
De fato, mais do que em todos os 12 séculos anteriores somados! (Leia mais sobre esses movimentos no livro “Um vento na casa do Islã” – por David Garrison). Em 1992, Deus falou com um grupo de pessoas que Ele confiava, lhes inspirando a começar a orar pelo mundo muçulmano no mesmo tempo em que Ele estava trabalhando através de Seu Espírito para trazer milhares de muçulmanos à fé Nele. Se você está usando esse guia de oração, você sabe que Deus trabalha junto a nós em oração e você pode ver o fruto de 30 anos de intercessão fiel.
Educando e inspirando
Nesses 30 anos, além de orarmos por bênçãos sobre os muçulmanos e para que eles tenham a oportunidade de ouvir sobre a mensagem de Jesus e venham à fé Nele, o 30 Dias buscou educar a Igreja sobre os povos muçulmanos. Através dos anos em que a mídia apresentou os muçulmanos amplamente como terroristas e inimigos, o 30 Dias permaneceu comprometido ao seu chamado de vê-los como amados de Deus, os amigos, os vizinhos daqueles que contribuem com esse guia. Nós celebramos quando recebemos feedback de leitores que tiveram uma revelação do amor de Deus pelos muçulmanos conforme oram pelas culturas e comunidades diversas apresentadas nessas páginas.