14 de Abril, dia 2
Cairo, Egito
População muçulmana: 18 000 000
Cairo é uma das cidades que mais cresce no mundo, com uma população de cerca de 20 milhões de pessoas. É a maior cidade da África e a 6a maior cidade do planeta. 90% da cidade é muçulmana, principalmente muçulmana sunita, e mais muçulmanos chegam regularmente como refugiados de lugares como por exemplo, o Iêmen, devastado pela guerra.
Há estimativas de que há até um milhão de iemenitas que vivem no Cairo. Eles fugiram de suas casas por causa da guerra e agora estão isolados na cidade. Muitos também foram para receber tratamento médico.
"Porque vocês cristãos nos ajudam?". É a pergunta que muitos iemenitas fazem quando encontram cristãos no Cairo.
Aisha era uma menina de 10 anos que sofria de leucemia. Incapaz de obter tratamento no Iêmen, seus pais a trouxeram para o Cairo, onde viviam em condições incertas. Sabemos que muitos hospitais locais, não tratam os refugiados de forma justa e eles não poderiam arcar com o custo inflado de um transplante de medula óssea. Porém a família de Aisha, conheceu um grupo de egípcios e estrangeiros cristãos que criaram uma rede de médicos e clínicas que ofereciam tratamento a preços justos e também gerenciavam doações para ajudar aqueles que precisavam de cuidados. Através deste grupo, Aisha finalmente foi capaz de receber seu tratamento.
Através da ajuda prática e misericordiosa aos necessitados, alguns cristãos no Cairo fazem amizades com a comunidade iemenita e mostram-lhes o amor de Deus.
Como Podemos orar?
· Ore para que as pessoas de todas as crenças no Cairo trabalhem juntas para resolver os problemas enfrentados pelo rápido crescimento - como o fornecimento de água, comida, educação e habitação - e ajudem sua cidade a prosperar em paz. (Provérbios 11:11)
· Ore pelos iemenitas isolados no Cairo, para que suas necessidades físicas, emocionais e espirituais sejam supridas. (Mateus 25:34-40)
· Ore pela Igreja no Cairo que, mesmo como minoria, eles sejam uma testemunha ousada e poderosa. (Atos 1:8)