Listen

Description

A ramificação xiita do islã pela qual temos orado tem outras seitas. Uma dessas é a Ithna Ashari, que significa “duodecimano” - um termo que se refere à crença de que doze descendentes masculinos da família de Maomé foram divinamente nomeados como líderes religiosos e políticos. Muhammad ibn al-hasan al Mahd é o décimo segundo, o último imã, uma figura messiânica cujo retorno é esperado ao lado de Isa (Jesus), trazendo paz e justiça para o mundo. O total de Khoja Ithna Asharis é de cerca de 125 mil pessoas pelo mundo. Eles são originários do distrito de Kuth em Gujarat, na Índia, mas se espalharam para formar comunidades na maioria dos continentes ao oeste do sudeste asiático.

A maioria dos Khoja no Leste Africano chegaram nos séculos 19 e 20. Originalmente, eles eram ismaelitas, mas uma disputa na comunidade ismailita em 1866 sobre o primeiro Aga Khan legítimo fez com que alguns ismaelitas saíssem da seita, tanto por vontade própria como à força. Um comerciante indiano próspero e líder da comunidade Khoja ismailita em Zanzibar chamado Dew Jamal foi um dos que se converteram para a fé Ithna Asheri e foi o primeiro a construir a primeira mesquita dessa comunidade no Leste africano.

Hoje, Mombasa é a sede do Supremo Concílio da Federação de Xiitas Khona Ithna Asheris da África, representando cerca de 17 mil pessoas. Eles têm sido evangelistas enérgicos, trabalhando para espalhar sua fé através do Caribe e América Latina.

Como podemos orar?