Listen

Description

A maioria das pessoas nunca irão ouvir falar sobre um homem como Qasim. Ele é de uma parte remota do Afeganistão; membro de uma tribo menosprezada, de um povo não-alcançado; e ele é dependente de drogas.

Quando jovem, Qasim atravessou a fronteira para trabalhar num país islâmico vizinho. Lá, alguém lhe deu drogas para torná-lo mais produtivo e para ele conseguir trabalhar por mais horas. Ele ficou viciado e não levou muito tempo para que as drogas lhe tornassem menos produtivo e não mais. Substituído por outro trabalhador que provavelmente seguiria pelo mesmo caminho de exploração, Qasim voltou para casa. Seu vício trouxe muita vergonha sobre sua família, que não queria se envolver. Ele acabou morando embaixo de uma ponte, logo na saída do esgoto, junto de outros 2500 dependentes de drogas, durante os muitos de seus 24 anos de dependência.

Essa é a situação de muitas das pessoas no Afeganistão e nas nações vizinhas, onde os toxicodependentes são rejeitados por suas famílias e envergonhados por suas famílias. Mas, Qasim foi encontrado pela equipe de um centro de tratamento que lhe deu ajuda e esperança. Ele está livre de sua dependência há mais de 4 anos e agora trabalha como guarda de um dos centros de tratamento.

A toxicodependência é um problema crescente no Afeganistão, que é o maior produtor mundial de ópio. O problema também está crescendo entre mulheres e crianças - que vivem em meio à pobreza, conflitos e falta de esperança.

Como podemos orar?