Listen

Description

Áudio de "El Salvador, criptomoedas e vulcões"

Autor: André Benquerença; Narrador: Igor Veloso

El Salvador é um pais da América central cuja população é de cerca de  6,5 milhões de habitantes. Apesar da sua pequena dimensão, este país  recebeu a atenção de todo mundo ao ser o primeiro estado a adotar uma  criptomoeda, a tão famosa Bitcoin, como uma das suas moedas legais.

Desde  7 de Setembro de 2021 que esta moeda virtual se tornou uma forma válida  de transação aceite em todo o país, passando a circular paralelamente  ao dólar norte americano.

Mas o que é a Bitcoin?

Em  poucas palavras, a Bitcoin é uma forma descentralizada de pagamento  totalmente digital criada em 2008 por “Satoshi Nakamoto”, o pseudónimo  de uma pessoa ou grupo, cuja identidade ainda hoje permanece um  mistério. Todas as transações de Bitcoin são realizadas por computadores  através de um processo que usa criptografia - o “Bitcoin mining” ou simplesmente “mining”- para as manter seguras. Este processo não só requer um enorme poder computacional e equipamento  sofisticado, mas também um imenso consumo energético, o que faz com que  a Bitcoin e outras criptomoedas não sejam bem vistas  entre os ambientalistas. O mining permite a entrada de novas Bitcoins em  circulação (havendo o limite máximo de 21 milhões de Bitcoins) como  forma de recompensar quem dispõe do seu poder computacional para minerar  Bitcoin.

Sendo a Bitcoin um tópico bastante complexo, recomenda-se pesquisa própria para um conhecimento mais aprofundado.