*Planos perfeitos*
A capacidade criativa do ser humano é algo surpreendente, Deus afirmou (Gn. 1.6) que não havia limites para seus planos e por isso interveio em Babel.
Planos ou intentos nascem na mente humana e podem fracassar ou serem bem sucedidos conforme instrução do sábio em Provérbios: “Os planos fracassam por falta de conselho” (Pv. 15.22) ou podem ser bem sucedidos (Pv. 16.3).
Há muito tempo um grupo de homens chegou a uma planície ao sul da Mesopotâmia e fixaram residência ali e criaram métodos construtivos inovadores, passaram a utilizar tijolos queimados no lugar de pedras e piche no lugar de argamassa. Muitas coisas poderiam ser construídas a partir daquela inovação.
Um dia decidiram construir uma cidade com uma torre que alcançasse os céus. O que poderia dar errado? O método construtivo não previa considerar e exaltar o nome de Deus acima de tudo pois queriam tornar o próprio nome famoso. Estava fundada assim a Babilônia, lugar de confusão e projetos falidos.
Entre o sucesso e o fracasso está o caminho da confiança em Deus, considerando-o em tudo o que se faz: “Consagre (confie) ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” Pv. 16.3
Deus o fortaleça.