Listen

Description

EP#06 Neste episódio conversamos com Maria Betânia Ávila, coordenadora geral do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia.

Nascida em área rural do interior de Alagoas, em 1948, Betânia é socióloga e consolidou uma carreira de pesquisa e militância no campo dos direitos das mulheres, a saúde reprodutiva, o trabalho e o movimento social.

Na década de 1970, vivendo na capital da França, participou do Círculo de Mulheres de Paris. De volta ao Brasil, nos anos 1980, colaborou com a fundação e o estabelecimento do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e de toda a onda feminista brasileira que ocupava os mais diversos espaços de poder.

Em 1991, esteve na organização e fundação da Rede Feminista de Saúde, e foi aprimeira Secretária Executiva da Nacional. Betânia também circulou pelos espaços internacionais de incidência política para defender os direitos reprodutivos das brasileiras. Foi Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher, titular por seu Notório Conhecimento das Questões de Gênero, e fez parte do grupo de sete feministas que em junho de 2016 renunciou ao mandato posicionando-se contra o golpe em curso que culminou com o impeachment da então presidenta Dilma Roussef.

Agora em 2021 está celebrando os 40 anos da organização política feminista que ajudou a prosperar em Recife, o SOS Corpo. Muito mais, na voz da própria Betânia, você confere no novo episódio do Podcast Histórias Feministas.

--

Ouça gratuitamente pelo Spotify - bit.ly/historiasfeministas

Acompanhe nossas redes sociais e participe pelo e-mail radiofeministadesaude@gmail.com.

O Podcast Histórias Feministas: 30 anos da RFS é uma produção da Rádio Feminista de Saúde.

Gostou? Compartilhe!