#EP05 Maria José de Oliveira Araújo é carinhosamente conhecida como Mazé.
Médica pediatra, psicanalista, especialista em saúde da mulher e da criança e saúde reprodutiva.
Nascida no interior da Bahia, em 1949, formou-se médica na Universidade Federal da Bahia em 1975, e concluiu o Mestrado em Saúde Materno-Infantil, em 1977, na Universidade de Sorbonne, Paris. Lá, participava do Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris, grupo de ativistas que após a Anistia influenciou a organização das primeiras ações feministas no Brasil.
Em sua trajetória na medicina, criou o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde no início dos anos 80, um ambulatório que implementou pela primeira vez no país uma abordagem de cuidado em saúde que centrada nos direitos humanos das mulheres durante o atendimento em saúde para questões reprodutivas, obstétricas e ginecológicas.
Ativista, a Maria José organizou a fundação da Rede Feminista de Saúde, da Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe e da Rede Médica pelo Direito de Decidir, e teve importante atuação em diversos outros espaços de controle social. Fez carreira também na gestão de políticas públicas: em 1989 coordenou a implantação do primeiro Serviço de Aborto Previsto em Lei no país, na cidade de São Paulo, na gestão da então Prefeita Erundina.
Acesse o livro Saúde das Mulheres no link - https://www.mulheres.org.br/wp-content/uploads/2020/02/saude-das-mulheres-3.pdf
--
Ouça pelo Spotify - bit.ly/historiasfeministas
Acompanhe nossas redes sociais e participe pelo e-mail radiofeministadesaude@gmail.com.
O Podcast Histórias Feministas: 30 anos da RFS é uma produção da Rádio Feminista de Saúde.
Se gostou, compartilhe!