Evandro Rachoni de Lima nasceu em São Pedro, interior de São Paulo, e pelo Estado acabou trilhando sua carreira como goleiro até o começo dos anos de profissional. De um primeiro "DVD" feito e colocado numa jovem plataforma na época (YouTube), surgia um contato inesperado que lhe abriu as portas de Angola.
Jogando a elite angolana, Rachoni foi bem dentro de campo, mas assume que tomou riscos desnecessários para crescer na Europa e acabou perdendo uma oportunidade muito boa de firmar de vez seu nome no país africano há 10 anos. Ao bancar uma ida para a Ucrânia, viu a tentativa ser frustrada depois de pouco mais de um ano e voltou a tomar todo o risco na Inglaterra, começando do zero, após obter seu passaporte italiano.
Na terra onde nasceu o futebol, buscou seu espaço na oitava divisão nacional e em poucos dias abria mercado na quinta divisão. Quando nem imaginava, recebia propostas da terceira divisão (League One) e para lá partia, estreando em um jogo de FA Cup. Vendo seu clube em um clima muito ruim (Crawley Town FC), optou por ir ao Peterborough United FC, já para o fim da temporada 2014/2015.
Sendo o goleiro de confiança de seu treinador que ia para o Ilkeston (National - 5ª divisão), abriu mão de tudo para ir a Alemanha e viu que foi uma decisão errada na hora. Em pouco tempo, Evandro arriscava um novo começo nos EUA, jogando na Florida, mas seu destino acabaria sendo mesmo a Alemanha de novo e com um clube em que muitos se assustariam, mas ele viu a chance de transformar o projeto... e o fez com excelência.
Recrutando bons brasileiros que buscavam sonhos maiores fora do país, Evandro ajudou a montar no TuS Rüssingen um projeto vencedor, mas que foi prejudicado pela pandemia. Apesar de não ter conseguido ver o time alcançar divisões maiores na Alemanha, o pequeno time do interior alemão mostrou que era possível inovar com qualidade, sem precisar de investimentos desproporcionais.
No começo da temporada atual, um convite inusitado da Angola o fez voltar ao mercado africano depois de 10 anos. Pelo Clube Desportivo da Lunda-Sul, um jovem time do interior angolano, o goleiro voltou a ser lembrado como Rachoni, assim como a ver a potencial grandeza do Girabola. Num projeto ambicioso e que vem crescendo rápido, o entrevistado fala com empolgação da perspectiva de longo prazo que o time oferece.
E num papo excelente feito no canal, Evandro mostrou que sua inquietude também gera projetos com grande potencial no esport, como a marca de luvas Fenix e o fato de já até possuir certificação de treinador de futebol na UEFA (licença A).
#evandrorachoni #lundasul #girabola