Fernando tem história na base da Portuguesa e do Corinthians, tendo jogado duas Copas SP de Futebol Junior pelo alvinegro. Como acontece com muito jogador em grandes clubes, as oportunidades no time profissional são raras e ele foi para a França, numa negociação que envolveu a vinda em definitivo do zagueiro Paulo André.
Na segunda divisão francesa, Fernando reconheceu a dificuldade em se adaptar ao jogo tático do Le Mans em 2012. A crise financeira do clube ajudou a fazer uma transferência para o futebol israelense, ainda que a passagem tivesse sido bastante rápida.
Na temporada seguinte, um convite inusitado e financeiramente interessante apareceria: jogar no Al Ittihad de Trípoli (Líbia). Apesar da rica condição do time, os conflitos na Líbia impediram a realização de uma liga no ano e Fernando faria apenas a participação na Champions Africana. A vida fora dos gramados foi ainda cheia de desafios e sustos.
Em 2014, Fernando acabaria assinando com o clube mais popular da Moldávia, o Zimbru de Chisinau. Apesar de bons jogos e o título da copa nacional, Fernando voltou ao Brasil e esperou oportunidades melhores.
Os dois anos seguintes seriam de uma passagem mais calma e com qualidade de vida no Chipre, atuando pelo EN Thois, da segunda divisão do país. Com boa campanha pelo clube, Fernando viu a chance de tentar ir a uma liga maior, topando o desafio de ir à segunda divisão búlgara. Se contratempos fora de campo ocorreram, dentro de campo bons jogos lhe renderiam frutos futuramente.
Um breve retorno ao rival do Thois, o PAEEK de Nicosia, seria de grande importância na carreira de Fernando, ainda que talvez nem tivesse ideia. A passagem seguinte seria na elite búlgara, pelo Dunav, onde o meia acabaria vivendo situações quase inacreditáveis fora dos gramados.
Com a pandemia, o atleta voltaria ao Brasil, para acompanhar o nascimento e crescimento de seu filho, quando um convite do mesmo PAEEK lhe abriria as portas num momento muito difícil para o mundo. E um projeto bem pensado, ainda que o clube não fosse dos mais cotados para um título, rendeu a conquista do troféu e do acesso à elite do Chipre. A temporada 21/22 é bastante promissora.
#fernandohenrique #paeek #chipre
- - - - -
Cansado de ver sempre o mesmo tipo de conteúdo dos outros canais? Siga este perfil (https://www.youtube.com/jorgekadowaki?sub_confirmation=1) e ajude a criar uma mídia alternativa mais forte, dando mais visibilidade a quem busca seu espaço no mundo da bola!
Aproveite e também acompanhe o trabalho em outras mídias:
https://www.twitch.tv/subs/jorgekadowaki
www.instagram.com/jorgekadowaki
www.instagram.com/canaloutraliga
www.instagram.com/depoisdabola
www.instagram.com/foradeserieesporteclube
www.instagram.com/esportefeminino
www.instagram.com/atletismobrasileiro
www.twitter.com/jorgekadowaki
https://open.spotify.com/show/7Mn7vZh6aR5r13T27lwanv