Listen

Description

Lyon Dantas Firmino usa o nome Layon nas camisas dos times por onde joga, mas tem sido conhecido na Finlândia pelo sobrenome de artiheiro: Firmino. De qualquer forma, o carioca de 29 anos tem se destacado muito pelo FC Jazz, da cidade de Pori, local onde outros brasileiros já fizeram história no passado.

Tendo jogado muito futsal na juventude e sem ter frequentado bases de times de campo, Layon foi de pouco em pouco conseguindo oportunidades em times formadores tradicionais de seu Estado, além de também buscar seu espaço em vitrines nacionalmente menos famosas, como o Centro Oeste e o Espírito Santo.

Curiosamente, aos 24 anos estava mantendo a forma no Resende FC quando foi visto por um empresário que o levou para a Letônia. Ficando pouco tempo nesse primeiro destino europeu, foi na Finlândia que viu seu futuro surgindo e, inicialmente, pelo SJK. Infelizmente, por uma demora na papelada em 2018, não teve chance de jogar muitos jogos e voltou ao Brasil no fim do ano.

A vontade de jogar no novo país não sumiu e em 2020 lá estava Layon de novo, desta vez pelo MP Mikkelin, time que estava na Ykkönen (segunda divisão nacional). Mais uma vez sem ter tido muita chance de jogar, voltou ao Rio de Janeiro e, persistente como é, tomou o rumo da Finlândia neste ano e para um novo clube. 

Agora no FC Jazz, time que já frequentou torneios continentais e que está na terceira divisão nacional (Kakkonen), o entrevistado vem tendo números expressivos: 9 gols em 7 jogos, sendo o artilheiro do campeonato até então. Comentando a ótima fase numa rara janela sem jogos de fim de semana, Layon aproveitou um pouco o verão na capital e gentilmente topou bater um papo com o canal.

#layondantas #finlandia #fcjazz