Lucas Paz Kaufmann nasceu em Porto Alegre e seguiu a "cartilha" do atleta gaúcho: passou pelo futsal e ainda pela base de um gigante do Estado. Tendo muitos anos de quadra e decampo no Inter, o jovem meia encarou a realidade que a grande maioria também tem que passar: a saída do time.
De família colorada, o adolescente teve que buscar outros caminhos e os encontrou pelo bom networking desenvolvido em anos no futebol portoalegrense. Ainda assim, perto dos 18 anos começou a frequentar faculdade até sabendo das dificuldades da carreira da bola no país.
O sonho de jogar, no entanto, não havia saído da cabeça. Ao ver um amigo indo para Portugal, decidiu apostar as fichas e ir junto. Em 2010, estava no Mafra, atuando ainda fora do time principal e não recebendo nada por lá. Ao ver uma rota se abrindo para jogar no adulto, mas na Finlândia, não hesitou em topar.
Era o ano de 2011 e começava a trajetória do meia Lucas Kaufmann que foi construindo sua carreira, degrau por degrau, no futebol finlandês. Começava na Kolmonen (a série D) e chegaria na elite 5 anos depois (e isso já contando com uma passagem pelo futebol de Omã no ano de 2013). Além disso, conciliando com o futebol, o atleta também se formou em Administração na Universidade de Helsinque!
A trajetória ascendente e bem planejada do atleta gaúcho culminou com sua chegada ao FC Honka em 2017. Time tradicional e que vinha num projeto de reconstrução, parecia o lugar ideal para deixar sua marca por lá. E a escolha mais uma vez deu certo, permanecendo os últimos 5 anos por lá e tendo participado de campanhas importantes para a equipe da cidade de Espoo, até participando de torneios continentais.
#lucaskaufmann #espoo #fchonka