Listen

Description

Nascido em Lagamar (MG), Mateus Scavardoni frequentou escolinha de futebol do Cruzeiro e admite que não ter passado nos testes frustrou um pouco os sonhos quando era adolescente. Ele chegou a começar um curso de Direito, em Uberaba, mas o sonho de ser jogador profissional falava mais alto e decidiu largar tudo para ir atrás disso.

Buscando os meios que acabou descobrindo, foi se preparar para ir a uma Junior College nos EUA e conseguiu na raça. Mandando emails para treinadores, chamou a atenção de duas escolas e conseguiu uma bolsa parcial em Michigan. Com contratempos vividos, deparou-se com a situação de não ter bolsa nenhuma e estar com dinheiro contado para se virar nos EUA. A solução foi buscar trabalhos para ajudar a custear o sonho... e conseguiu.

Em dois anos, fez dentro de campo o que precisava para ter condições de ter uma bola na NCAA D1, mas aos 24 anos viu que as chances eram complicadas para fazer do sonho algo possível nos EUA. A solução parecia surgir da Itália, tendo que custear a cidadania italiana. Uma vez com a documentação feita, mais uma vez ia Mateus entrar em contatos com clubes para buscar uma chance, só que agora na Europa.

De Londres, viria um convite para um teste e ele passou no Wembley FC, um time da sétima divisão inglesa. Time semiprofissional, mas com boa torcida, Mateus mais uma vez teve a humildade de ir buscar trabalho para manter o sonho da bola viva e conseguiu se virar. Nem uma lesão, que forçou uma parada e um desgaste no orçamento pessoal, atrapalhou. Terminada uma temporada Inglaterra, aos 27 anos, era um atleta com inglês fluente, dupla cidadania e experiência inglesa.

Querendo um contrato profissional, enfrentou a pandemia, contatos que o atrasaram e outra vez foi atrás de um sustento fora dos gramados. Na Bélgica, acabou encontrando isso, enquanto esperava o resultado de um teste feito na Noruega. Um mês depois, enfim o convite veio e então começava sua rota profissional na Escandinávia!

Vendo que sua força de vontade supera tudo, Mateus Scavardoni contou um pouco de sua vida no canal, para inspirar quem possa assistir e mostrar que está indo atrás do sonho, não havendo tempo ruim para esse mineiro raçudo.

#mateusscavardoni #nybergsundil #wembleyfc