Listen

Description

Rafael Rogerio da Silva é mais conhecido como Rafael Ratão e já despontava como craque na base do São Paulo FC. Foi pela Ponte Preta, no entanto, que o jovem de 17 anos estreou no profissional e logo fez seus dois primeiros gols (um contra o Santos no Pacaembu e outro no Fluminense no Maracanã). O destaque ainda cedo não foi garantia de sucesso no Brasil e o entrevistado acabou passando por clubes de menor expressão no Brasil e até rápidas passagens na Ásia. 

Em 2018, no entanto, decidiu topar um novo caminho e foi para a Ucrânia, fazendo parte do bom time que o Zorya possuía na época. A mudança para o leste Europeu lhe rendeu uma transferência para o time mais popular da Eslováquia, o Slovan Bratislava. Por lá, deixou sua marca ao longo de quase 3 anos, conquistou títulos e recebeu ofertas que no fim não eram aceitas pelo clube. Ainda assim, Rafael seguiu balançando as redes até que uma frustrada mudança para a Arábia Saudita virou uma oportunidade na segunda divisão francesa. 

Tratava-se do tradicional Toulouse que havia caído da Ligue 1 e vinha com nova gestão americana. A aposta em talentos que estavam em mercados não tão visados se mostrou muito acertada, pois o clube fez uma histórica campanha e conquistou o título que lhe permitiu voltar à elite francesa. 

Falando de casa, já bem adaptado com a família no sul da França, Rafael conta um pouco de sua trajetória até então e a expectativa que alimenta ao estar em uma importante vitrine futebolística. 

#rafaelratao #toulouse #ligue1