Venício Tomás Ferreira dos Santos Fernandes nasceu em Cotia (SP) e cresceu na base do Santos ainda sendo conhecido como Vena. Fazendo parte de uma geração muito vitoriosa, ele chegou a também atuar na seleção de base antes de migrar para o Vasco da Gama.
Sem ter jogado nos times principais desses gigantes nacionais, Venício foi para a Finlândia e começou a carreira profissional no norte do país, atuando pelo OPS, AC Kajaani e AC Oulu. Tendo ficado quatro anos num mercado bem diferente do brasileiro, Venício foi mais um caso de atleta que se destacou em divisões menores e não teve uma chance na liga principal, a Veikkausliiga.
Em 2020, topou voltar ao Brasil, para jogar o Gauchão pelo Caxias. O que parecia ser uma ótima chance, acabou sendo o começo de um período difícil pessoal e profissionalmente. Com a pandemia e o súbito fim do contrato com o time do Sul, Venício compartilhou a dura história da perda da filha recém nascida no fim daquele ano.
Chegando a repensar a continuidade no mundo do futebol, o zagueiro topou participar de torneios amadores em 2021, até que no começo do ano seguinte disputou um Candangão pelo Taguatinga, quando de fato conheceu a difícil realidade da maior parte dos jogadores brasileiros. No entanto, do outro lado do mundo havia quem visse seu DVD dos tempos de futebol finlandês e quisesse contar com seu talento.
Em 2022, o Shijiazhuang Gongfu se tornava seu novo desafio profissional. Chegando com a desconfiança da torcida chinesa em função do pouco histórico recente, Venício tinha uma convicção: ele faria de tudo para que aquela chance desse certo. Mesmo sendo um jovem time recém promovido da terceira divisão, a primeira temporada serviu para mostrar que era possível sonhar grande.
No ano atual, o entrevistado vem comprovando o que tinha colocado em mente. Sendo um dos claros concorrentes ao acesso à Superliga Chinesa, Venício compartilha com o Canal Outra Liga a sua história de superação pelo futebol da China, local em que pretende fazer muito sucesso por muitos anos.
#veniciofernandes #ShijiazhuangGongfu #Shijiazhuang