Bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes ao episódio #25 do Podcast Mulheres Movimentam!
Nossa convidada se chama Rebeca Gomes de Freitas. Ela diz que se apresenta assim não à toa, mas embasada no que a grande Lélia Gonzalez nos lembra: "negro tem que ter nome e sobrenome, se não os brancos logo arranjam um apelido".
Rebeca conta sobre o seu ingresso na Universidade de Brasília (UnB) e sobre as transformações que sofreu quando teve contato com uma infinitude de autoras e autores do Sul Global. Rebeca fala sobre a experiência de mudar para Portugal para cursar Sociologia e sobre os desafios de ser uma mulher negra e latina naquele ambiente.
Quando o episódio foi gravado Rebeca estava realizando um intercâmbio acadêmico na Inglaterra. Sua fala aquece nossos corações! Ela descreve a emoção de ver tantas pessoas negras ocupando diferentes espaços e produzindo conhecimento.
Ainda no episódio, Rebeca pontua sobre sua experiência na organização portuguesa SOS Racismo e no Coletivo Afreketê. O Afreketê é um coletivo formado por quatro mulheres brasileiras, imigrantes, acadêmicas e ativistas que pesquisam sobre mulheres negras em Portugal.
Falamos sobre política, ativismo e contamos anedotas sobre nossas infâncias no nosso quadro preferido Quica e Sobe.
E aí, vem com a gente?