Bem-vindas (os/es) ao 29º episódio do nosso podcast preferido!
Hoje recebemos a presença da ilustre Gizele Martins, jornalista pela PUC-Rio, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ) e doutoranda em Comunicação (ECO/UFRJ). Durante quatro anos foi assessora da Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Alerj e também coordenadora, repórter e jornalista responsável do Jornal O Cidadão, meio comunitário que circula há 20 anos no Conjunto de Favelas da Maré. Formadora de cursos de Comunicação Comunitária, organiza o curso Histórias Vivas: O histórico de resistência das favelas do Rio de Janeiro.
Em 2019 lançou o livro: Militarização e censura - a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré. Palestrou em inúmeros países e é ganhadora de inúmeros prêmios pela produção de um jornalismo voltado para a pauta dos direitos humanos. Desde 2020 atua na comunicação e na Frente de Mobilização da Maré, ação de combate à pandemia da Covid-19.
Neste episódio Gizele nos conta sobre sua trajetória dentro da área da comunicação, com a relevância de cruzar a cidade para estudar e não apenas para prestar serviços. Discorre os desafios que enfrentou nos espaços sendo mareense e como sua história e comunidade lhes deram forças para trabalhar, pesquisar e lutar por uma comunicação mais justa e igualitária.
Ela ainda nos conta o processo de ocupação e militarização do Complexo da Maré em 2018, fazendo intersecções importantíssimas com outras lutas, inclusive internacionais. Conta também sobre como a educação e a luta pela vida une o Sul Global em uma frente ampla de resistência em favor da desmilitarização, direito a habitação e a vida, fim do racismo, entre outros. O episódio conta com detalhes incríveis sobre a trajetória da Gizele na sua carreira como comunicadora comunitária e defensora de Direitos Humanos.
Fica então o convite habitual para prestigiar junto conosco essa história incrível, vem com a gente?!