Bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes ao episódio #32 do podcast Mulheres Movimentam!
Hoje recebemos Adriana dos Santos Corrêa, nascida em Corumbá/Mato Grosso do Sul e que atualmente reside em Boa Vista/Roraima. Uma de seis irmãs da zona rural pantaneira, Adriana conta sobre ser a importância de ser uma das primeiras pessoas da sua família a ingressar na universidade pública.
Ela fala sobre as dificuldades de ter crescido em contexto rural e sobre o medo que pairava em sua infância de ter um futuro que se resumisse somente em um casamento.
Adriana conta sobre a força e insistência de sua mãe para que ela e suas irmãs continuassem estudando e sobre a autonomia que ela e suas irmãs conseguiram através da educação. Ao falar também sobre os impactos dessas mudanças que acabaram por reverberar em todo o seu círculo familiar, Adriana aquece nossos corações com esperança e amor.
Adriana se graduou em Relações Internacionais com Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E desde outubro de 2021, ela atua como trabalhadora humanitária, na área de proteção a direitos dentro dos abrigos pra migrantes e refugiados da Venezuela em Roraima. Ela conta sobre as operações de acolhimento em relação a população venezuelana e chama atenção para a importância de um bom atendimento às pessoas refugiadas.
Uma história de vida inspiradora e que lança luz para as questões que afetam milhares de brasileiras/os e pessoas estrangeiras que vivem em regiões com acesso reduzido a serviços básicos.
Fica o convite: vem com a gente?