Sejam bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes ao episódio #44 do Mulheres Movimentam.
Nossa convidada é Nicolle Maia, ou Nicolle Gaioka, como é conhecida profissionalmente. Nicolle é uma brasileira nascida no Rio de Janeiro, feminista e queer, que já viveu na Austrália, Portugal e atualmente está em Londres.
Ela é mestra em arquitetura sustentável e paisagista, e atua também na área da educação e design como promotora de uma abordagem humana holística e eficiente da arquitetura. Com o seu trabalho, Nicolle busca conectar as pessoas com a natureza a fim de melhorar a saúde e bem-estar humano em prol de um futuro mais sustentável e resiliente. No nosso bate-papo, ela se abre ao contar como foi seu encontro com a arquitetura em um curso ministrado majoritariamente por homens e como foi sua jornada até conectar sua paixão pela natureza e sua atividade profissional atual.
No episódio, Nicolle fala sobre sua decisão de sair do Brasil e as dificuldades e expectativas desse processo. Conta sobre como seu relacionamento com outra mulher a impulsionou no processo de decisão e sobre as dificuldades ao retornar para o Brasil ao reencontrar sua "versão anterior" refletida nos julgamentos das pessoas que a conheceram como heterossexual.
Nicolle nos fala sobre a importância de uma rede de apoio nos processos migratórios, nos dá diversos exemplos de como os construiu nos lugares por onde passou e como comunidades virtuais e mesmo pessoas que já vivem nesses lugares, mas que não conhecemos, podem ser aliados nos processos burocráticos da vida em outro país.
Além disso, Nicolle compartilha conosco a criação do grupo Cíclicas no Facebook, uma comunidade de brasileiras que conta com quase 2.500 mulheres e que conecta mulheres como uma rede de apoio, de trocas, de assistência e até de segurança e emergência para brasileiras que residem em Portugal.
Vem com a gente?