Em mais um episódio sobre a Cabanagem, o Podcast Entre uma História e Outra ouviu os docentes e pesquisadores Humberto de Castro Brito (IFPA) e Wilverson Rodrigo Silva de Melo (Évora/IFRO). Conversamos sobre a inserção da temática na Educação Básica, principalmente sobre os limites e desafios no tocante às abordagens nos materiais didáticos e no currículo. Além disso, discutimos os sentidos dos silenciamentos e apagamentos da história e memória da Cabanagem no Ensino de História.
Saiba Mais!
MELO, Wilverson Rodrigo Silva de. Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: Ressignificação da Cabanagem no Baixo Tapajós (1831-1840). Curitiba: Editora CRV, 2017.
_______. O ensino da disciplina estudos amazônicos nas escolas de Santarém-Pará: um estudo de caso sobre a temática da guerra da cabanagem. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza. (Org.). A Produção do Conhecimento nas Ciências Humanas 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 107-116.
_______. O Ensino de História da Amazônia: algumas reflexões sobre Ensino de Estudos Amazônicos e da Produção e Uso dos livros didáticos em sala de aula. SOBRE ONTENS, v. 14, p. 1-16, 2016.
________. O Processo revolucionário da Cabanagem na Capital do Vale Amazônico: da queda de Santarém a ascensão de Cuipiranga. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), v. 4, p. 85-100, 2016.
BRITO, H. C. Os cabanos e a Cabanagem: um estudo sobre o perfil social dos cabanos da Vigia. (Monografia de especialização). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. 1995.
__________. Entre as massas e os governos cabanos: notas para um estudo sobre lideranças políticas na Cabanagem. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém/PA. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, 2009.