Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entre o 2º e 3º trimestre de 2020, decorrência da Pandemia do Covid, o mercado da construção teve um crescimento de 52%. Se por um lado nós, os brasileiros, deixamos de viajar, olhamos mais para dentro de nossas casas e surgiu a necessidade de repaginá-las.
A previsão, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em 2021 a expectativa de crescimento é de 4% no PIB da construção. Isto torna urgente pensarmos em práticas sustentáveis para o setor.
Sobre isto que Mara Luísa Alvim Motta, de forma lúcida e objetiva, nos fala. Ela é pós-graduada em gestão ambiental empresarial, com vasta experiência no desenvolvimento e monitoramento de projetos na área de inovação em sustentabilidade. Participou da criação e implantação do Selo Azul da Caixa Econômica Federal.
Para ela, a arquitetura sustentável consiste em estimular a produção de empreendimentos com adicionalidades socioambientais, desde o projeto, a construção, o uso e a demolição, ou seja, do berço ao túmulo.
Aperta o play e venha compreender sobre arquitetura sustentável, pois somente assim será possível criar novas práticas nesse mercado que ainda tem precarizado a mão de-obra e promove o uso de práticas que geram impactos inadequados para a natureza.
----------
FALE CONOSCO: pilulassustentaveis@gmail.com
Instagram: @anerronpleno
-----------
Apresentação: Laura Macêdo
Entrevistada: Mara Luisa Alvim Motta
Instagram: @alvimmara
Produção: A Casa é Sua Pods – www.acasaesuapods.com