Listen

Description

O sonho do Daniel sempre foi ser médico porque ele acompanhou durante toda a vida seus pais e os profissionais de saúde cuidarem do Davi, seu irmão gêmeo, que é uma pessoa com deficiência. 

Daniel e Davi nasceram em 2001, no interior de Minas Gerais. Por um erro médico, Davi teve um quadro de paralisia cerebral que progrediu para Síndrome de Rasmussen, uma desordem neurológica que gera crises epiléticas frequentes e bastante graves. 

Por conta disso, Davi e Daniel não foram para a escola juntos, nem jogaram bola ou brincavam na rua com as crianças da rua. Foi uma infância difícil, não só pelas limitações de Davi, mas por questões financeiras e de falta de acolhimento. Daniel cresceu vendo os olhares tortos e preconceituosos, as descrenças médicas e também as pessoas pedindo para Deus um milagre para "curar" o Davi. Algo que machucava toda a família. Ninguém enxergava que a vida do Davi já era um milagre. O menino que não passaria da infância, hoje tem 20 anos, é muito amado e feliz! 

Acompanhar toda a questão médica de perto, principalmente a falta de tato nos atendimentos, fez com que ele sonhasse em ser médico. Um sonho distante para ele, que sempre estudou em escola pública, não tinha dinheiro. Mas uma mobilização de professores e incentivo da família criou caminhos importantes para ele ingressar numa faculdade de medicina.  

Hoje o sonho do Daniel é ser um médico diferente de muitos que trataram seu irmão com desprezo, que disseram com arrogância que ele não passaria dos 10, 15 ou 18 anos sem ter o mínimo de empatia com a família. 

O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.

Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.

Edição: Felipe Dantas

Roteiro: Luigi Madormo