Listen

Description

Ex-aluno do Centro de Excelência Miguel das Graças, escola adepta ao Ensino Médio Integral, o Williston conseguiu superar as dificuldades de sua vida e trilhar um caminho de muitas conquistas, aos 18 anos, sendo aprovado em primeiro lugar, entre os cotistas pretos, pardos e indígenas, em Medicina na Universidade Federal do Sergipe.

Pensar e desenvolver planos para o futuro nem sempre são questões fáceis. Para algumas pessoas, o sonho de ingressar em uma universidade pública, por exemplo, pode parecer muito distante da sua realidade. Mas são histórias como as do Will, que nos fazem acreditar que é possível encontrar meios para fazer acontecer.

O estudante veio de uma comunidade quilombola, chamada "Malhada dos Negros'', localizada no interior do Sergipe, próximo à cidade de São Miguel do Aleixo, onde viveu até os cinco anos de idade. De família humilde, mas muito batalhadora, Will é filho de um lavrador e de uma professora primária, que desde pequeno o incentivaram a estudar e lutar pelo seu futuro.

Williston sempre foi um aluno brilhante, acumulando ao longo de sua trajetória escolar um histórico excepcional de vitórias. Em 2015, no 7º ano do Ensino Fundamental, foi medalhista de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi a partir daí que ele percebeu a importância da educação pública e de como ela foi capaz de abrir portas que antes eu não imaginava ter acesso. Foi algo que mudou totalmente sua visão de mundo.

Hoje, como estudante de medicina, Will quer devolver para sua comunidade tudo que ele conseguir para sua vida. Ele ainda cita o rapper Emicida como inspiração para isso, "jamais volte pra sua quebrada de mão e mente vazias".

O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.

Roteiro: Luigi Madormo

Edição: Felipe Dantas