Orlando Bolão é natural de Salvador-BA. Filho de um paulista e uma baiana, teve seu interesse despertado pela percussão aos 4 anos de idade. Estudou percussão popular Afro-Brasileira no instituto Ilú Batá, além de vários outros cursos de música. No começo da sua carreira tocou com Paulinho Boca de Cantor, Netinho, Novos Barbaros e em 1999 ingressou na Banda Cheiro de Amor da qual fez parte por 11 anos, vendeu mais de 5 milhões de CDs e viajou o mundo.
Em 2002 lançou seu primeiro CD solo, 'BACK 2 BAHIA', pela gravadora YBRAZIL MUSIC. É um experiente session man de grandes artistas de sucesso como: Orquestra Heartbrakers do Guga Stroeter, Marlon e Mycom, Roberta Miranda, Orquestra Saga, Orquestra Villa Lobos, Daniela Mercury, Myck e Lyan, Jair Rodrigues, Olmir Stocker, Gaby Amarantos, as dinamarquesas Jazz Band Girls in Arport e Ibrahim Electric e outros internacionais como Alejandro Sanz, Glória Stephan, e atualmente com o maestro Eumir Deodato.
Grava trilha sonoras de novelas e minisséries da rede Globo, como "O canto da Sereia", onde atuou como produtor e músico da banda na minissérie. Novelas: Amores Roubados, Joia Rara, Além do Horizonte, O Rebu, Justiça, Os dias Eram Assim, A dona do Pedaço, Amor de Mãe.
Conversamos sobre diversos assuntos entre eles a importância histórica do percussionista e os diversos saberes que tangenciam essas práticas, a independência e suas possibilidades, set up's entre muitos outros.